Clicky

Tutorial Blender: Configuração de um personagem para animação

Qual a melhor maneira de fazer uma animação com deformação de malhas 3d? Existem várias técnicas, sendo que a mais utilizada é associar uma estrutura de objetos chamados ossos, para deformar os objetos. Mas dependendo do tipo de movimento desejado para a animação, usar essa técnica pode não ser necessário. Por exemplo, para fazer uma animação no 3ds max ou Blender, podemos usar modificadores ou os chamados Shape Keys, para criar deformações. Caso você tenha dúvidas sobre como funciona esse processo no Blender, a revista 3D World divulgou um tutorial muito bom sobre o processo de configuração de um personagem no Blender.

O tutorial faz parte de uma sessão da revista em que dúvidas dos leitores são respondidas. Nesse caso, alguém perguntou como fazer a animação de uma minhoca estilizada.

Personagem com Blender

Para exemplificar a metodologia, eles criaram um pequeno tutorial. Só a parte de configuração do personagem é abordada. Nenhuma técnica de modelagem é abordada, até porque o tutorial tem apenas quatro páginas. Mas calma, eles disponibilizam o modelo pronto, para que você apenas realize a tarefa de configurar o modelo para animação. Depois que você concluir o tutorial, a mesma técnica pode ser aproveitada para deformar outros objetos.

O tutorial é focado no uso de curvas para a deformação do objeto. Mas e os bones? Para esse tutorial, eles são usados apenas para controlar alguns detalhes na animação como expressões e movimentos menores. Além dos controles normais, o tutorial também usa e abusa dos constraints para limitar algumas transformações do objeto.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como realizar esse tipo de tarefa, o tutorial aborda em detalhes o processo. Mesmo estando em inglês, todos os passos estão muito bem explicados e ilustrados. Com as imagens é possível seguir as tarefas sem maiores problemas.

Para fazer o download do tutorial no formato PDF, visite o web site oficial da revista 3D World. Além do material em PDF não deixe de fazer o download dos arquivos fonte e do modelo usado no tutorial. O PDF tem aproximadamente 4 MB e os arquivos fonte 21 MB. Pode parecer grande, mas vale a pena o download.

2017-04-11T11:16:08+00:00 By |Blender 3D|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. maxwell 04/10/2007 em 7:12 am

    Muito legal, valeu pela dica.

    =D

  2. caroline 14/04/2008 em 6:37 pm

    ei por favor, vc parece entender bem do blender, eu baixei o blender no meu computador há alguns dias e não sei como usar direito,vc poderia me ajudar??nem o próprio site eu consegiu entender!!
    espero a resposta

  3. Andrew 12/07/2008 em 11:21 am

    Eu estou usando o blender pela primeira vez, eu criei um personagem e coloquei seus movimentos através de bones, mas eu não sei como animar ele, para depois ficarem guardados os movimentos que eu fiz com ele.

  4. cristian meyer 15/08/2008 em 5:43 pm

    como eu faço para linkar, agrupar, soldar, grudar…..
    não sei a expressão correta para isso, mas a minha dúvida é a seguinte.
    quando monto meu esqueleto faço pé, pernas, copio para o outro lado aplico e continuo com o tronco braços a mesma coisa, não consigo fazer eles grudarem tendo o tronco como pai dos dois.

Deixar Um Comentário