Livro gratuito de AutoCAD: Materiais para renderização

O AutoCAD não é a melhor ferramenta para fazer renderizações e aplicação de material em modelos 3D. Pelo menos não era, até que nas últimas versões o seu renderizador e as configurações de materiais e luzes ganharam melhorias significativas. Lembro do AutoCAD 2004, com a sua paleta de materiais extremamente limitada. Sem mencionar a qualidade do render, para conseguir um bom efeito de transparência em objetos era sofrido. Adicionar texturas então era trabalhoso e difícil de ajustar, principalmente para superfícies compostas. Mas isso é passado.

Com as novas ferramentas de renderização o editor de materiais e luzes ganhou melhorias significativas.

AutoCAD 2008 - Materiais

Descobri um livro gratuito no Daily AutoCAD que mostra em detalhes o funcionamento do editor de materiais, para o AutoCAD 2008. Isso mesmo, o download é oferecido gratuitamente sendo um arquivo PDF com aproximadamente 400 KB.

As 17 páginas do livro estão divididas nos seguintes capítulos:

  • Introdução: Essa parte é destinada a explicações sobre a renderização no AutoCAD, assim como um breve histórico da evolução da ferramenta. O autor também explica a divisão do livro.
  • Configurações dos materiais: Aqui temos um capítulo que explica como criar materiais e atribuir os mesmos a um objeto. Tudo usando um menu chamado de Materials in Drawing.
  • Propriedades básicas: Esse capítulo mostra como editar algumas propriedades básicas dos materiais. Por exemplo, opacidade, reflexão, especular, translucidez e outros. Aqui podemos atribuir e editar várias características físicas do material, como é possível fazer no Blender ou 3ds Max.
  • Texturas e mapeamento: As texturas no AutoCAD melhoraram bastante, estando disponíveis agora mapeamentos diferentes, além das texturas simples. O capítulo mostra como aplicar e configurar essas texturas nas superfícies dos modelos.
  • Propriedades avançadas das texturas: Essa parte do livro mostra como ajustar alguns aspectos avançados das texturas, como o posicionamento e se a distribuição da textura nas superfícies.
  • Mapas do tipo Diffuse: Aqui temos um capítulo especial, que fala exclusivamente do canal diffuse dos materiais.
  • Ajustes: Essa parte do livro aborda alguns aspectos da textura que interagem com a iluminação global. Como índices de reflexão e mistura de cores. Os parâmetros são parecidos com os existentes nos materiais do [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]3ds Max[/BP].

Se você quiser aprender mais sobre os materiais no AutoCAD, esse é um ótimo recurso. Para fazer o download, visite esse endereço no Daily AutoCAD.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 comentários sobre “Livro gratuito de AutoCAD: Materiais para renderização”

  1. Bem útil isso… achei que o Autocad2007/2008 é um ótimo jeito de fazer as pessoas que conhecem o Autocad entrar aos poucos no mundo da 3d. Tem que reconhecer, a parte 3D “remasterizada” ficou impressionante… Dá para editar os vertex dos sólidos, etc…

  2. bom dia, sou profissional no assunto desenho…trabalho com o autocad há 10 anos…tenho algumas duvidas ainda em 3d, sou professor e assim q posso vou me atualizando as novas ferramentas q este maravilhoso programa me oferece….com estou meio longedos grandes centros urbanos, somente atraves da internet consigo me atualizar…
    att
    raphael dourado
    téc. edificações/desenhista/projetista

  3. Oi Allan,
    Gostaria de informar que tenho um material em português desenvolvido para o AugiBr e está gratuito para download.
    São 4 artigos em pdf que tratam dos blocos dinâmicos com exercícios passo a passo.
    Podem ser baixados em http://www.augibr.com – Links de destaque.
    Abraços e sucesso!
    Gostei do seu blog!
    Visite o meu também em http://cadklein.blogspot.com

    Luciana Klein
    Diretora AugiBr
    CADKlein Consultoria e Treinamento Ltda.
    luciana@cadklein.com

  4. Oi Luciana,

    Acabei de fazer o download dos seus tutoriais e estão ótimos. Vou escrever um artigo sobre eles e publicar o link para download.

    Abraços

  5. O arquivo com o tutorial sobre matrerials não está aparecendo no link, apenas a mensagem, not found, ou seja, o arquivo não está disponível. Gostaria que você me enviassse via e-mail o arquivo.

    Obrigado.

  6. Olá, gostaria de ter o este livro de mateias, mas o link não funciona, se poder me manda no meu e-mail.

    grato

  7. alguem por gentileza poderia me mandar passo a passo como fazer um desenho com texturas para o autocad 2004.

    vallew!!!

  8. Ola, gostaria de saber se é possivel estalar novas texturas no AutoCad 2007 por exenplo (uma nova textura de grama para o uso en renderizações no cad 3D)! Se for possivel estalar gostaria de saber qual o prosedimento para que eu possa faser isso!

    Att: Elizandro

  9. olá. sou estudante de engenharia , sei que o autocad é importante para o meu futuro profssional e gostaria de receber por email a apostila do cad 2009.

    obrigado!

  10. Olá Allan,

    Estou estudando muito sobre maquetes digitais, e seu blog é referência pra mim.
    Tentei localizar o livro comentado no post, porém não obtive êxito como o colega acima.

    Gostaria se possível de um outro link, ou o livro or email, que como foi citado, ele é bem leve!

    Meu email: henrique@groupcad.com

    Desde já agredeço.

    Grande abraço e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *