Mais um excelente tutorial de escultura digital foi publicado no CG Arena, dessa vez a escultura é realizada usando o Maya e o MudBox. O objetivo da escultura é produzir um modelo 3d de um Troll. O autor desse tutorial se chama Jonas Persson e ele começa o tutorial, falando um pouco sobre como surgiu à idéia para realizar o tutorial, além do conceito do personagem que vem das lendas nórdicas.

Para criar o modelo o artista não se preocupou em criar uma malha que aceite deformações para animação, então os edge loops do modelo não estão otimizados para isso. O primeiro passou foi criar uma malha base no Maya, para depois exportar para o MudBox.

Maya e MudBox

Se você não conhece, o MudBox é uma ferramenta de escultura, semelhante ao ZBrush. Com ela o artista pode criar um modelo 3d em uma ferramenta como o Maya ou até mesmo no Wings e depois usando as ferramentas de escultura, criar detalhes e adicionar mais realismo ao modelo.

Assim que o modelo base está no MudBox, o processo se torna mais artístico, exigindo um pouco de habilidade com pintura digital. Usando alguns pinceis criados no Photoshop a escultura vai ganhando forma, com detalhes como rugas e textura de pele com mais rugosidade.

Para as texturas e materiais, o artista misturou uma série de fotografias como pedras e outras superfícies para criar os dentes. Os shaders foram todos editados com o editor de nós do Maya. Uma parte que ficou muito bem elaborada nos materiais foi a gengiva, com uma reflexão especular muito bem feita. Sendo até mostrada como destaque na página 2 do tutorial.

Para finalizar o tutorial, alguns detalhes como um brinco com aspecto rústico é adicionado ao modelo. Para esse objeto também são usados os mesmos preceitos da escultura. Primeiro um modelo base no Maya e depois mais detalhes são adicionados no MudBox.

Apesar de abordar o MudBox, o tutorial mostra poucas ou quase nenhuma imagem do MudBox em ação. Toda a descrição das ações é feita usando somente texto. Se você quiser ainda sim, conferir o tutorial visite essa página no CG Arena.

Uma coisa pelo menos não podemos deixar de dizer. A imagem é de alta qualidade.