Clicky

Pintura digital com o Photoshop

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas que estão começando a estudar computação gráfica, design ou até mesmo arquitetura é se para trabalhar nessa área, a pessoa precisa de algum tipo de habilidade artística. Bem, devo dizer que é desejável que a pessoa possua algum tipo de habilidade artística, mas não é uma obrigação. Muito das habilidades de desenho e esboços, principalmente para figuras geométricas pode ser desenvolvido com treino e prática. Mas ainda existem algumas áreas que exigem habilidade artística, sem sombra de dúvida.

Para citar um exemplo, veja o vídeo abaixo em que um artista, usando apenas o Photoshop e uma tablet, consegue reproduzir uma fotografia, apenas olhando para ela:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ey_H0HL0Bz4

Pintura digital com Photoshop

Isso sim é habilidade artística! Geralmente esse tipo de pintura é realizada no Painter da Corel, mas o [BP:215]Photoshop[/BP] também consegue fazer. Tudo vai depender da habilidade do artista.

No vídeo, percebemos o quanto o artista usa com freqüência as camadas para organizar a ilustração. Assistir ao vídeo nessa velocidade acelerada é até engraçado, podemos ver o número de camadas aumentarem com o avanço da ilustração.

Ficou com vontade de fazer esse tipo de ilustração? O que é necessário para criar ilustrações como essa? Prática resolve? Essas são as perguntas que me fazem nas aulas.

Todos podem fazer uma ilustração como essa tudo vai depender de como se produz. Criar esse tipo de pintura 2d é muito difícil, mas quem sabe se você trabalhar com um ambiente 3d as coisas fiquem mais fáceis. Repare que o artista nessa ilustração, produziu toda a impressão de iluminação, apenas com as diferenças de cor. Com um modelo 3d, podemos posicionar os pontos de luz e configurar o software para gerar a iluminação.

No vídeo o artista também demonstra muita habilidade com o a tablet, que provavelmente reflexo de uma aptidão para desenhar. Com modelagem 3d, podemos nos concentrar em construir estruturas em 3d, deixando para o software fazer a suavização e configurando os materiais e texturas, podemos atingir aspectos realistas.

Todos podem criar esse tipo de imagem, agora como é que essa imagem será elaborada? Isso vai depender da aptidão. Qual é a melhor? 2d ou 3d? Tudo depende da aptidão do artista. Mas coloque uma coisa em mente, em ambos os casos é necessário treinar e praticar.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Dalai 06/10/2007 em 9:14 pm

    Adorei o vídeo.

    Interessante observar que o artista usa constantemente a ferramenta conta-gotas para pintar com a mesma cor da foto original, pode parecer uma coisa óbvia, mas com certeza reforça a importância de se trabalhar com referências para trabalhos artísticos desse tipo.

  2. Lucio Cavalcanti 08/10/2007 em 12:18 am

    Ótimo vídeo, Allan! Eu não me importaria nem um pouco em assisti-lo na velocidade real, por mais que demorasse. Chega a ser um entretenimento bem legal ver um trabalho desse.

  3. […] de ver alguns bons vídeos e tutoriais de pintura digital, percebi que é muito importante o uso de referências e uma boa […]

  4. leandro 07/05/2010 em 8:48 am

    Olá pessoal, gostaria de saber onde encontrar o brush
    [Airbrush Pen Opacity Flow].
    já procurei, mas ta dificel grato até…

Deixar Um Comentário