Estou sempre divulgando aqui revistas que falam sobre computação gráfica e 3D, mas ainda não tinha encontrado nenhuma que falasse sobre AutoCAD ou outras ferramentas, da própria Autodesk de maneira gratuita. Na semana passada descobri uma revista, publicada pelo AUGI – Autodesk User Group International. Esse é um grupo de usuários das ferramentas da Autodesk, que publica periodicamente uma revista eletrônica gratuita sobre assuntos relacionados à AutoCAD, ADT, AutoCAD Map e outros.

Para ler a revista não é necessário fazer download, eles usam Flash, para mostrar a revista diretamente no navegador. Para fazer o download da revista em PDF é necessário fazer um cadastro no web site do grupo. Caso contrário, visite esse endereço para visualizar diretamente no navegador.

Augi - Revista sobre AutoCAD, 3ds max, ADT e outros

Como o material está em inglês, vou fazer uma pequena descrição dos assuntos abordados. Assim quem quiser pode ou não, fazer o download da revista. Os assuntos da revista são os seguintes:

  • O gerenciamento de projetos em CAD: Esse artigo da revista fala sobre o gerenciamento de sistemas CAD em empresas e as suas particularidades. O que é necessário para realizar essa tarefa, assim como as diretrizes para os projetos.
  • ADT e SketchUp para apresentações: Aqui temos um dos melhores artigos da revista, em minha opinião, ele mostra como usar o Architectural Desktop e o Sketchup para fazer apresentações de projetos.
  • Acessando valores: Os arquivos do [BP:215]AutoCAD[/BP] podem armazenar valores relacionados aos projetos. Aqui temos um artigo que fala sobre como acessar esses valores.
  • Visualização de superfícies 3D: Esse artigo fala sobre como acessar a visualizar superfícies 3d, para representação de topográfica no Civil 3D.
  • Objetos naturais: Aqui temos um artigo que fala sobre como distribuir objetos naturais no 3ds Max. Assim como o processe de configuração dos materiais, para atingir um maior grau de realismo.
  • Universidade Autodesk 2007: Esse artigo comenta sobre os cursos e novidades oferecidas no Autodesk University 2007.
  • Como passar dados de projetos entre plataformas CAD: O artigo mostra como fazer troca de dados entre o Revit Archtecture e o Revit Structure, para maximizar o processo de design dos projetos.

Esse é o conteúdo da revista, para as pessoas interessadas ou que trabalhem com maquetes eletrônicas, desenho em CAD ou desenho técnico em geral. A leitura é recomendada!