BlenRig 1.2: Personagem 3D gratuito no Blender

Mais um personagem 3d gratuito para download no Blender, dessa vez ele se chama BlenRig e foi desenvolvido por Juan Pablo Bouza. Esse personagem tem como intuito mostrar como fazer o setup de uma armadura, completa sem a necessidade de usar Shape Keys, tudo sendo feito com o uso de bones. Todos os movimentos do personagem estão regulados com controladores, sejam eles Emptys ou outros objetos quaisquer. Para quem ainda está aprendendo a fazer a configuração de um personagem é uma ótima fonte de informação.

Vejamos alguns dos controladores. Primeiro para os olhos do personagem, podemos usar o controlador indicado na imagem. Movendo esse controlador nos eixos X, Y ou Z os olhos do personagem acompanham.

BlenRig - Olhos

Para o quadril podemos usar o controlador indicado na imagem abaixo. Ele está posicionado exatamente na parte posterior do personagem.

BlenRig - Pélvis

Use esse controlador para alterar o posicionamento da pélvis do personagem. Ele é importante para fazer ciclos de caminhada.

Para os dedos, tanto os das mãos como os dos pés, o personagem apresenta controles individuais e gerais. Cada um configurado para funcionar com cinemática inversa. Repare na imagem que na ponta de cada dedo existe uma pequena esfera, assim como uma esfera menor no centro do pé. As esferas nas pontas dos dedos controlam os mesmos individualmente e a esfera menor, faz o controle geral.

BlenRig - Dedos

Para o pé existe um controle de posição, também configurado com cinemática inversa. Semelhante ao que é usado para o controle das mãos.

BlenRig - Pé

BlenRig - Mão

No tórax, controles individuais permitem alterar a rotação dos ossos, para fazer o personagem se inclinar para frente ou para trás. Para fazer as alterações, selecione o controlador e movimente o objeto.

BlenRig - Tórax

Ficou interessado no personagem? Para fazer o download e testar as suas configurações, visite esse tópico no Blenderartists. Antes que você faça o download, recomendo alterar o modo de visualização do objeto para Wireframe antes de tentar manipular o personagem, por algum motivo está muito pesado. Mover e girar os controladores no modo shade deixa a operação muito lenta.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários sobre “BlenRig 1.2: Personagem 3D gratuito no Blender”

  1. Olá allan, Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por essa grande fonte de informação que é este site.
    Você poderia montar um tutorial explicando como podemos fazer este tipo ou semelhante de rigging em nossos personagens?
    Agradeço desde já.

  2. Honestamente não gosto da idéia do BlenRig.

    O rig em si é relativamente simples (sem squash’n’stretch nem possibilidade de trocar entre FK e IK, embora tenha soluções interessantes nas articulações), mas o trabalho de skinning necessário para torná-lo usável é imenso. O problema é que o modelo do personagem não foi disponibilizado. Logo, se alguém baixar o rig, vai demorar algumas semanas para modelar um personagem que se encaixe no rig e fazer um skinning correto até poder deixá-lo pronto para animar. Disponibilizar só os bones é, na minha opinião, entregar o trabalho pela metade.

    Prefiro o ManCandy, que é muito mais complexo e já está pronto para animar. O Bassam Kurdali é realmente o cara que mais entende de rig no Blender atualmente.

    P.S.: Muito boas suas análises sobre os novos recursos em testes no Blender =)

  3. Como diz o seu autor, BlenRig é para personajed royalistes. É por isso que não tem opções de stretch. A ideia é oferecer o esqueleto para adaptar-o do personajed, não pelo contrário. BlenRig é um esqueleto para profissionais que querem trabalhar, Mancandy é um rig completo feito por um profissional para nascentes.

  4. onde esta o download se for pra fazer download pois no anuncio dizia download para personagem blender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *