Mais um personagem 3d gratuito para download no Blender, dessa vez ele se chama BlenRig e foi desenvolvido por Juan Pablo Bouza. Esse personagem tem como intuito mostrar como fazer o setup de uma armadura, completa sem a necessidade de usar Shape Keys, tudo sendo feito com o uso de bones. Todos os movimentos do personagem estão regulados com controladores, sejam eles Emptys ou outros objetos quaisquer. Para quem ainda está aprendendo a fazer a configuração de um personagem é uma ótima fonte de informação.

Vejamos alguns dos controladores. Primeiro para os olhos do personagem, podemos usar o controlador indicado na imagem. Movendo esse controlador nos eixos X, Y ou Z os olhos do personagem acompanham.

BlenRig - Olhos

Para o quadril podemos usar o controlador indicado na imagem abaixo. Ele está posicionado exatamente na parte posterior do personagem.

BlenRig - Pélvis

Use esse controlador para alterar o posicionamento da pélvis do personagem. Ele é importante para fazer ciclos de caminhada.

Para os dedos, tanto os das mãos como os dos pés, o personagem apresenta controles individuais e gerais. Cada um configurado para funcionar com cinemática inversa. Repare na imagem que na ponta de cada dedo existe uma pequena esfera, assim como uma esfera menor no centro do pé. As esferas nas pontas dos dedos controlam os mesmos individualmente e a esfera menor, faz o controle geral.

BlenRig - Dedos

Para o pé existe um controle de posição, também configurado com cinemática inversa. Semelhante ao que é usado para o controle das mãos.

BlenRig - Pé

BlenRig - Mão

No tórax, controles individuais permitem alterar a rotação dos ossos, para fazer o personagem se inclinar para frente ou para trás. Para fazer as alterações, selecione o controlador e movimente o objeto.

BlenRig - Tórax

Ficou interessado no personagem? Para fazer o download e testar as suas configurações, visite esse tópico no Blenderartists. Antes que você faça o download, recomendo alterar o modo de visualização do objeto para Wireframe antes de tentar manipular o personagem, por algum motivo está muito pesado. Mover e girar os controladores no modo shade deixa a operação muito lenta.