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Tutorial Blender: Criando uma cena minimalista

Você conhece um artista chamado Cristian Montambeault? Ele não é muito famoso de nome, mas é um dos mais destacados artistas 3d que usam o Blender, tendo ganho vários prêmios em web sites como o CG Arena e 3D Total. Inclusive uma de suas cenas premiadas, chamada de Night of the Cat, acabou virando reportagem na nova revista 3dcreativemag, com um makinf of completo! Sendo a revista gratuita, podemos fazer o download do arquivo PDF com o artigo, para aprender um pouco das técnicas que o Cristian usou para criar a cena. Para quem usa Blender ou pretende começar a usar, esse artigo é um prato cheio! Até porque é um ótimo exemplo de uso artístico profissional do Blender.

Blender 3D - Night of The Cat

A cena pode parecer simples, mas o conceito artístico dela está muito bem elaborado. O PDF tem apenas 8 páginas, mas aborda praticamente todos os aspectos da produção. O artigo está dividido nas seguintes partes:

  • Ferramentas usadas: Aqui o autor se apresenta e fala um pouco sobre as ferramentas usadas para criar a cena. Nesse caso foram o Blender, Gimp e Inkscape. Além disso, ele deixa claro que as técnicas usadas na elaboração da imagem, podem ser usadas em qualquer ferramenta equivalente, como o
    [BP:215]Maya[/BP] e o Photoshop.
  • O conceito: O autor comenta sobre a idéia da imagem, sendo o mais minimalista possível e mesclando elementos 2D com 3D. O visual foi inspirado nas criações de Tim Burton.
  • Modelagem: Como as formas da cena possuem muitas curvas, o autor escolheu usar curvas NURBS para criar as formas. Esse é um ótimo exemplo do uso das curvas NURBS do Blender.
  • Iluminação: A técnica de iluminação foi simples, duas luzes e Ambient Occlusion.
  • Plano de fundo e composição: O plano de fundo foi feito no Inkscape e editado no Gimp. Depois que a imagem 3D estava pronta, o material foi mesclado no [BP:215]Gimp[/BP].
  • Texturas: As texturas foram todas criadas no Gimp. Ele não entra muito em detalhes sobre o processo, mas fala que depois ele trocou as texturas, com material cedido pelo pessoal da 3D Total. Tanto que no artigo ele menciona a troca das texturas, pelo material da 3D Total, que inclusive faz uma pequena propaganda, sobre os seus CD`s de Texturas.
  • Imagem final: Para finalizar, o artista fez pequenas correções de tonalidade no Gimp.

Ficou interessado? O arquivo PDF pode ser copiado nesse endereço. O tamanho total é de aproximadamente 4 MB.

2017-04-11T11:16:02+00:00 By |Blender 3D|2 Comentários

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Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Franco 28/03/2011 em 9:52 am

    Parece que o link citado no post não funciona. Assim, acessando o site da 3DCreative Magazine, procurando pelas edições antigas, mais especificamente, edição de Out/2007, tem-se o link certo para o donwload da referida edição:
    http://www.3dcreativemag.com/lite_issues/october_2007.zip

    O artigo encontra-se na página 47.

  2. Franco 28/03/2011 em 10:02 am

    Correção, o link que enviei refere-se à versão lite, a qual só cita o artigo. Pelo que entendi, a edição 026 full somente pode ser comprada, confirma isso, Allan?

    Abraços.

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