CG Arena 6: Revista Gratuita sobre computação Gráfica

Essa semana foi lançada mais um número da revista CG Arena número 6, que é de periodicidade bimestral. A revista está disponível para download gratuito no web site da CG Arena, com apenas um inconveniente para o download. Será necessário fazer uma conta no fórum deles para ter acesso ao arquivo, como eu já tinha um usuário e senha lá, não foi problema. Mas caso você tenha alguma restrição quanto a isso, já fique avisado.

Como de costume a revista apresenta uma entrevista, com um artista chamado Jason Bubsy e tutoriais sobre várias ferramentas. As ferramentas abordadas nesse número são o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]3ds Max[/BP], Maya, Photoshop e After Effects. Além dos artigos, temos uma galeria de imagens que inclusive, apresenta uma imagem produzida no Blender! O artista Cristian Mihaescu, conseguiu incluir a sua imagem chamada de Pascal na galeria.

Revista CG Arena 6

Agora um breve resumo sobre o conteúdo de cada tutorial, caso você use alguma das ferramentas abordadas, pode se aproveitar do conteúdo deles.

  • Photoshop CS3 – Texto em neon: O tutorial sobre o Photoshop aborda a criação de textos em neon. Na verdade é um estilo de texto em neon borrado, chamado de Shutter Text. Se você quiser aprender uma ótima combinação de filtros e misturas de camada, esse tutorial pode ajudar muito.
  • After Effects – Rastros de luz: Esse tutorial cria um efeito semelhante ao anterior, sobre o photoshop, mas agora são usadas linhas 2D para criar um efeito do tipo rastro de luz. O autor usa dois plugins do After Effcets chamados de Trap-code Stroke e Shine.
  • 3ds Max – Maquele eletrônica: Aqui temos um making of, de uma imagem chamada Italian Creek. Na verdade não é um tutorial detalhado, mas muitas das técnicas usadas pelo artista são explicadas, para criar a modelagem, texturas e iluminação do ambiente.
  • Maya – Criando comida virtual: Se você assistiu ao último desenho da Pixar Ratatouille, deve ter ficado curioso para saber mais sobre a criação de comida virtual. Esse artigo é um making of também, de uma cena com vários elementos pratos e frutas. Todas as técnicas de modelagem e texturização são abordadas. Apesar de não matar a fome com o artigo, podemos ter uma ótima idéia de como se faz.

No final da revista temos a galeria. Se você ficou interessado, visite o web site da revista e se cadastre no fórum da CG Arena, para depois fazer o download.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *