Você já pensou em tirar uma fotografia em 3D? Se depender da Adobe, isso será realidade em um futuro próximo. Na última semana, o vice presidente de desenvolvimento para imagens digitais da Adobe, Dave Story, demonstrou o que vem a ser uma lente especial, capaz de tirar fotografias em 3D. Esse é um ótimo exemplo de design inspirado na natureza, como é possível perceber na fotografia a lente é uma reprodução do olho de um inseto. Como funciona? Simples, para tirar a fotografia é necessário acoplar a lente especial, na frente da máquina fotografia. Depois é só fotografar.

Adobe Photoshop - Fotografia em 3D

O dispositivo é formado por 19 pequenas lentes, que conseguem capturar uma imagem de vários ângulos diferentes. Mas qual a vantagem disso? Ele cria modelos 3d das imagens? A vantagem desse tipo de fotografia está mais nas possibilidades de edição. Imagine a seguinte situação, você tirou uma fotografia, mas quer remover alguns elementos dela, o que você faz? Usa as ferramentas de edição do

[BP:215]Photoshop[/BP] (Pode ser outro também), para remover e apagar a parte indesejada. Mas não é só apagar, precisamos adicionar algum elemento no local, para fazer o “enxerto”.

Com essa tecnologia, esse trabalho de edição fica facilitado. Depois de tirar a fotografia, a imagem das 19 câmeras é processada por um software, que consegue perceber a profundidade da imagem. Com a profundidade da imagem calculada, precisamos apenas determinar que um objeto deva estar “desligado” da imagem, ou simplesmente excluir uma parte. De maneira semelhante ao que fazemos em um ambiente 3D. Se não queremos um objeto, podemos simplesmente desligar a sua visualização.

Ficou interessado? Se você quiser saber mais, visite esse endereço para assistir a um vídeo com a demonstração da ferramenta. O texto do artigo nessa página está em francês, mas o vídeo está em inglês. Nele é feita uma demonstração da tecnologia.

Isso ainda é um protótipo, pode demorar alguns anos até que possamos usar essa lente em máquinas fotográficas comuns. Mas já podemos ter uma idéia do que está por vir. Já imaginou as aplicações dessa tecnologia no vídeo digital? Seria o fim do Chroma Key?

Esse tipo de tecnologia deixa cada vez mais difícil, distinguir as imagens reais e as digitais.

Fonte: CNet