Uma coisa que não vemos com freqüência são artigos científicos que abordem a visualização 3D, mas do ponto de vista da imagem e não dos códigos. Conheço muita gente que tem mestrado em computação gráfica, mas que não sabe fazer uma ilustração no Corel/Illustrador. Na última semana encontrei um artigo científico, que fala sobre a simulação de ambientes reais no V-Ray. Como o objetivo do texto é ser um artigo científico, existe todo um embasamento teórico sobre como funciona o V-Ray e a simulação de ambientes virtuais, antes de partir para a parte prática. Sim, depois de mostrar como funciona a parte teórica, o artigo exemplifica a criação de uma cena.

Artigo sobre V-Ray para maquetes eletrônicas

Para quem está estudando ou não tem embasamento teórico, sobre como funciona um renderizador como o V-Ray, esse é um ótimo exemplo. Sem falar que pode servir como inspiração para outros artigos científicos na área.

O artigo é dividido nas seguintes áreas:

  • Introdução: Essa parte do artigo aborda o problema proposto, assim como a linha de pesquisa para encontrar a solução. Outros pontos importantes para a pesquisa, como o público alvo e referências iniciais encontradas sobre simulações com V-Ray.
  • Embasamento teórico: Aqui temos todo o embasamento teórico, sobre como representar cores e renderizar ambientes. Aspectos como iluminação global e imagens HDRI são abordados.
  • Planejamento visual: A terceira parte do artigo, mostra que foi usada uma fotografia como referência inicial para a pesquisa. Então a imagem é analisada visualmente, para a sua posterior reprodução no ambiente 3D. Além da imagem em si, na pesquisa são elencados alguns pontos chave para criar uma simulação realista, como contrastes e disposição das formas.
  • Processo: Depois que a imagem está analisada, o artigo parte para a configuração e setup do V-Ray.
  • Resultados: Aqui temos o resultado final da imagem, com a reprodução da fotografia.
  • Discussão: Com a imagem finalizada, o artigo propõe algumas reflexões sobre a técnica utilizada. São abordados os prós e contras em se usar fotografias, assim como temas para futuras pesquisas.
  • Conclusão: Para finalizar uma conclusão para os assuntos pesquisados.

Se você está terminando uma graduação e está interessado em escrever alguma coisa parecida, como artigo científico. Essa pode ser uma ótima referência. Sem mencionar a rica indicação de apoio bibliográfico no final do artigo.

Eu mesmo já estou aqui pensando se não cabe fazer um desses como o Blender/YafRay! Para fazer o download, esse é o link direto ao artigo sobre visualização com V-Ray.