Digital Art Masters: Capítulo gratuito para download

Nos últimos anos várias iniciativas para criar livros sobre arte digital, fizeram aparecer inúmeras compilações com artistas e pequenos textos, mostrando como fazer as imagens realistas. Uma das editoras mais famosas nesse ramo é a Ballistc Publishing, que tem séries famosas como Éxpose e d'artiste. O problema em comprar esses livros, para nós aqui do Brasil, principalmente os estudantes é que o custo deles é muito alto. Os livros custam 60 dólares em média, sem o custo do frete. Mesmo com o dólar baixo, ainda fica pesado.

Hoje várias editoras compilam coleções com artistas 3d e 2d, como é o caso da 3D total. Eles estão divulgando o lançamento de um título chamado Digital Art Masters, nos mesmos moldes dos livros da Ballistic. Mas eles fizeram melhor agora, para incentivar as pessoas a comprar, um capítulo do livro está disponível de maneira gratuita para download. Isso mesmo! Podemos fazer o download do capítulo em alta resolução.

Digital Art Masters

O capítulo fala sobre o trabalho de um artista chamado Yang Zanr, nele é explicado o processo de produção para uma imagem chamada “The Faint Aroma”.

No capítulo é explicado todo o processo de produção que começa no conceito, inspirado no visual de um filme que o artista assistiu quando era criança. Depois um esboço inicial foi feito no Photoshop, para que então a produção em 3D tivesse início.

O processo de produção 3D, que foi todo realizado no Maya teve um cuidado especial com a topologia do modelo. Como o artista precisava de uma pose que exibe uma grande curvatura do corpo, as linhas da topologia receberam uma atenção especial.

Depois o artigo mostra o processo de construção das texturas, todas usando mapeamento do tipo UV. No final do capítulo ainda são abordados o processo de pose, iluminação, expressões faciais e a configuração do cabelo da modelo.

Para finalizar o artista comenta o processo de pós-produção feito no Photoshop. A imagem foi gerada em alta resolução, aproximadamente 4000 por 3500 pixels.

Se você quiser fazer o download do capítulo, visite esse endereço. O arquivo tem aproximadamente 10 MB, mesmo tendo apenas 4 páginas, você pode ter uma boa idéia do conteúdo do livro se estiver interessado em comprá-lo. Caso contrário, pode ao menos acompanhar a experiência do artista na produção da imagem.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *