Clicky

Luxrender: Novo renderizador de código aberto

Um novo renderizador de código aberto está nascendo, ele se chama Luxrender. Caso você queira acompanhar o seu nascimento, esse é o momento ideal, a ferramenta ainda não possui nenhum binário para testes. Mesmo assim as imagens disponibilizadas no web site oficial da ferramenta já impressionam. Tudo bem, você pode estar se perguntando; precisamos mesmo de uma nova ferramenta de renderização? Será que os esforços para desenvolver essa ferramenta não poderiam ajudar na finalização do código para o YafRay?

Até poderiam, mas a proposta do Luxrender é diferente do YafRay. Quando abordamos renderizadores gratuitos, o Luxrender está mais próximo ao Maxwell render e Indigo que o YafRay. Isso porque a sua iluminação é gerada com base em física real. Caso você não esteja lembrado, o Indigo é gratuito, mas não é software livre.

Luxrender

Como as informações sobre a ferramenta ainda são escassas, resolvi traduzir alguns textos que falam sobre a filosofia e objetivos da equipe de desenvolvimento do Luxrender.

Vamos aos objetivos:

  • Criar um renderizador que use cálculos matemáticos baseados em física real para iluminação e produção. Nada de truques para simular iluminação.
  • O objetivo é criar um renderizador para o mercado e não apenas fazer uma experiência.

Agora a filosofia:

  • O Lux é e sempre será uma ferramenta gratuita e de código aberto.
  • O foco principal do projeto são os usuários, uma ferramenta como essa sem uma comunidade de usuários é um projeto sem sentido.
  • O projeto é a soma dos conhecimentos de centenas de pessoas, que apenas querem contribuir para o desenvolvimento da ferramenta. Nenhuma dessas pessoas procura fama e fortuna.
  • A equipe espera que o Lux seja mais que um software, mas sim uma aventura em busca de conhecimento.

Agora no FAQ é que encontramos algumas informações interessantes, principalmente para os usuários do Blender. Primeiro eles comentam que ainda não existe nenhuma ferramenta como o Lux, baseada e distribuída usando a filosofia do software livre.

Depois o texto comenta que um dos objetivos deles é oferecer uma integração com o Blender, isso mesmo. Eles gostariam de oferecer uma integração completa com o Blender! Será que o YafRay encontrou um concorrente a altura? Espero que sim, a comunidade que desenvolve o YafRay não consegue dar suporte e prover atualizações constantes. O Yaf(a)Ray está em desenvolvimento há mais de um ano e ainda não existe previsão, sequer para o RC1.

Quem sabe com o Lux, as coisas não melhorem? Se você quiser conferir o estado atual do desenvolvimento ou simplesmente acompanhar as notícias sobre o Luxrender, visite o web site oficial.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 Comentários

  1. Lagunarok 16/10/2007 em 6:03 pm

    Ótima noticia,

    Espero que uma versão de teste saia logo!!!

  2. Andreh 16/10/2007 em 9:04 pm

    Boas notícias.

    luxrender2.com:
    The first public LuxRender release v0.1 will be released next week Friday the 19th of October 2007

  3. Lemos 17/10/2007 em 7:54 am

    Muito interessante a notícia, mas atualmente, como utilizá-lo a partir do Blender? Seria legal um tutorial de instalação. Seria como, o Blender exporta em algum formato que pode ser aberto pelo programa, que então faz um render externo?
    Abração.

  4. Wendell Ramos 17/10/2007 em 11:31 am

    Parece que tem previsão pra sexta-feira, próximo dia 19

    Aguardamos!

  5. Rodrigo Santiago 17/10/2007 em 1:01 pm

    Oba! 🙂
    Isso é muito bom, pois o Yafray está demorando muito e precisamos de um render GI bom integrado ao Blender de forma prática.

    Nos deixe informado Allan!
    Abraço.

  6. Wendell Ramos 21/10/2007 em 4:55 pm

    Já tem versão teste pra download!

  7. Allan Brito 22/10/2007 em 8:24 am

    Sim! Já fizeram até um tutorial, que estou traduzindo.

    O script que exporta as cenas do Blender também foi atualizado.

    Ainda essa semana publico.

  8. […] Agora você já sabe usar a nova versão do Indigo. Assim que o tutorial sobre o Luxrender sair, você poderá fazer uma comparação para ver qual dos dois é o […]

  9. […] Uma possível união entre os projetos do YafRay e do LuxRender. Caso você não esteja lembrado, o LuxRender é um renderizador que funciona no mesmo sistema do Indigo Render e Maxwell Render, gerando suas […]

  10. […] do Luxrender foi lançada, e um grande salto foi dado no desenvolvimento dessa ferramenta. Já falei aqui sobre o Luxrender, logo que o projeto foi lançado de lá para cá muita coisa mudou. A última versão é a 0.5, que […]

Deixar Um Comentário