Tutorial 3ds Max 9 e FinalRender Stage-1 R2

A Cebas, desenvolvedora do FinalRender, continua com a sua série de tutoriais para divulgar o uso do renderizador, dessa vez com o 3ds Max. O foco dos vídeos é no uso e configuração dos materiais especiais do FinalRender, para gerar efeitos especiais e materiais avançados. Para os usuários que nunca tiveram oportunidade de conhecer o renderizador, pode ser uma ótima oportunidade de ver o poder do FinalRender. O tutorial está em vídeo com narração em inglês, por isso vou fazer um breve resumo do conteúdo.

Materiais avançados no 3ds max e finalrender

O tutorial está dividido em sete partes:

  • Subsurface Scattering avançado (3S): Esse vídeo aborda a criação de transparências avançadas do tipo SSS com o FinalRender. Como exemplo eles mostra como usar o teapot do Max, aplicando um material semelhante a uma cera de vela. Isso mesmo, com essa aparência o objeto deixa passar raios luminosos nas áreas com menor espessura.
  • Criando Cera: No vídeo anterior o autor do tutorial abordou apenas o SSS, mas agora o assunto é direcionado a criação de materiais do tipo cera. O foco principal é um shader do FinalRender chamado de Wax.
  • Absorção: Esse vídeo mostra como configurar a reflexão e refração da luz no FinalRender, configurações muito importantes para objetos transparentes, como vidros.
  • Reflexões e refração borrada: Para complementar o assunto das reflexões e refrações, agora o autor do vídeo mostra como gerar reflexões borradas.
  • Ultra Blur: Mais uma opção para os materiais reflexivos, chamado de Ultra Blur que acelera a criação de objetos com reflexão borrada. Essa técnica acelera a criação das imagens.
  • Materiais metálicos: Aqui o tutorial mostra como criar materiais metálicos para modelos de carros, ou outros que precisem de superfícies metálicas com aparência de metal liso.
  • Fillet shader: Esse é um shader muito legal do FinalRender, com ele podemos arredondar as arestas de qualquer modelo, diretamente no material. Isso mesmo! Quando aplicamos o material, podemos determinar raio do arredondamento e todas as arestas do objeto ficam arredondadas.

Ficou interessado? Visite esse endereço para assistir aos vídeos sobre FinalRender. O acesso é totalmente gratuito! Se você está acostumado com os materiais comuns do [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]3ds Max[/BP], vai se impressionar com os recursos mostrados no vídeo.

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Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial 3ds Max 9 e FinalRender Stage-1 R2”

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