Essa semana novas compilações de teste com novidades no SVN do Blender apareceram, na sua grande maioria foram recursos já apresentados, que sofreram algumas atualizações. Alguns desses recursos inclusive já foram apresentados aqui no blog em artigos anteriores. Um deles é o menu que atribui nomes as camadas, facilitando a organização interna das cenas e deixando a escolha das camadas mais semântica. Agora o menu foi expandido, apresentando alguns botões que permitem mover um objeto selecionado para uma determinada camada.

Blender Named Layers

Esse foi só o começo, segundo o texto disponível no graphicall.org, o próximo passo para essa ferramenta é a separação das camadas usando cores. Assim poderemos separar visualmente os elementos das camadas, de maneira mais eficiente. Seria interessante também que essas cores, fossem evidenciadas na 3D View também. Por exemplo, para cenas muito complexas, poderíamos selecionar um objeto, sendo esse marcado com uma linha de contorno ou outra referência visual, indicado a camada em que ele está armazenado. Claro que isso poderia ser uma função que poderia ser ligada e desligada, com um botão.

Outra novidade consiste em um novo tipo de textura procedural chamada de tiles. Essa textura gera blocos, distribuídos em forma de matriz. Caso você não lembre, uma matriz é organizada em linhas e colunas.

Como funciona essa textura?

Para usar essa textura, precisamos escolher a opção tiles no menu.

Tipos de texturas

Assim que escolhemos essa opção, o menu de configuração vai aparecer. Esse menu é dividido em duas partes com opções básicas e opções avançadas.

Opções básicas

Opções avançadas para texturas

São inúmeras as opções existentes nesses menus. Podemos alterar opções como largura (Width), altura (Height), Cor (Color), Suavidade (Bump) e deslocamento (Shift). Nas configurações avançadas existem mais opções como girar a textura e arredondar os cantos dos blocos.

Se você quiser fazer o download dessas compilações para testar, pode visitar o graphicall.org nesses dois endereços:

Agora só nos resta esperar por uma compilação com os projetos oriundos do Google Summer of Code 2007, que ainda não apareceram.