A Autodesk disponibilizou para download gratuito o 3ds Max 2008, como parte da campanha de divulgação dessa nova versão do Max. Mas calma! Antes que você se anime, essa não é uma versão PLE (Personal Learning Edition). O que temos aqui é a velha versão Trial, que funciona totalmente durante 30 dias e depois fica indisponível para o usuário. Os únicos usuários que podem se aproveitar mesmo dessa versão; são os profissionais que já conhecem a ferramenta, mas precisam decidir se as novas ferramentas podem valer o upgrade. Caso você não conheça o 3ds Max, essa versão não vai ajudar muito a estudar. A não ser que você consiga aprender o Max todo em 30 dias!

3ds max 2008 - download

O que mudou nessa versão? Segundo a Autodesk, essas são as novidades:

  • Nova tecnologia de visualização: A maneira como as ViewPorts mostram os objetos em 3D foi reformulada. Agora está mais rápido alterar modelos, aplicar materiais, clonar objetos e outras tarefas que dependem da visualização em tempo real estão mais rápidas.
  • Novo Scene Explorer: Com essa ferramenta é possível fazer o gerenciamento de cenas complexas, compostas por centenas ou até milhares de objetos.
  • Novas ferramentas de renderização: As melhorias na visualização envolvem a adição de novas opções para visualizar as sombras e elementos do render. Por exemplo, as configurações dos materiais e do Mental Ray, podem ser pré-visualizadas de maneira mais eficiente.
  • Novo editor para o MAXScript: Essa versão apresenta uma nova plataforma para desenvolvimento de scripts, chamada de MAXScript ProEditor. Com ela fica mais fácil e intuitivo elaborar scripts.
  • Melhor suporte a arquivos DWG: As opções de compatibilidade com arquivos do
    [BP:215]AutoCAD 2008[/BP] foram melhoradas.
  • Novas opções de modelagem: As ferramentas de modelagem permitem agora uma personalização ainda maior dos atalhos de teclado.
  • Melhorias no Biped: Novas ferramentas foram criadas para adicionar mais flexibilidade no uso do Biped.

Essas são apenas algumas das melhorias anunciadas. Se você quiser mesmo uma lista mais detalhada, recomendo uma visita ao web site da Autodesk. Lá também você encontrará o link para fazer o download do 3ds Max 2008. Antes de fazer o download será necessário preencher um formulário com os seus dados.