Clicky

Tutoriais de Cinema 4D e After Effects

Encontrar bons tutoriais de Cinema 4D, pode ser uma tarefa difícil. Ainda mais em português, parece que as comunidades de usuários dessa excelente ferramenta não são tão ativas como as de 3ds Max, maya e Blender. Pois um vídeo designer (Ko Maruyama) publicou uma série de tutoriais sobre o Cinema 4D, para ensinar conceitos básicos sobre a ferramenta. O mais interessante é que ele montou os tutoriais fazendo uma comparação com o Adobe After Effects. Na verdade os tutoriais têm como objetivo ensinar o Cinema 4D, para usuários que já usam o After Effects.

Tutoriais de Cinema 4D

Só usuários do After Effects podem aproveitar os tutoriais? Na verdade não, depois de analisar com calma o material, percebi que é possível aprender ambas as ferramentas com os tutoriais. Veja que solução engenhosa.

Os textos sempre consideram que o leitor conhece o After Effects, então usa a sua interface e conceitos de animação para fazer analogias com o Cinema 4D. Se você já tiver um conhecimento básico sobre animação e modelagem 3D, pode facilmente identificar os elementos do Cinema 4D, melhor ainda, como a interface é comparada com o After Effects, com um pouco de calma e atenção é possível aprender ambas as ferramentas.

Por exemplo, quando o tutorial aborda a animação de objetos, o autor mostra os locais em que é possível fazer animação e adicionar keyframes no After Effects, para depois mostrar como fazer o processo no Cinema 4D. Depois de ler o texto com atenção e analisar as figuras, podemos descobrir como fazer a operação em ambas às ferramentas!

A lista é realmente extensa, veja alguns dos tutoriais disponíveis:

  • Introdução a interface
  • Timeline e Keyframes
  • Dicas para usar uma tablet
  • Criando hierarquias e semelhanças com os Shy layers do after effects
  • Animando propriedades dos materiais
  • Modelagem com primitivas geométricas
  • Simulação de líquido
  • Animações com líquidos
  • Iluminação básica com Cinema 4D

Esses são apenas alguns dos tutoriais disponíveis. Alguns deles abordam apenas o Cinema 4D, mas a grande maioria faz a analogia com o After Effects. Se você quiser conferir, visite esse endereço.

Fonte: Motionworks

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Diego Azevedo 23/02/2008 em 10:04 am

    Olá gostaria muito desse tutorial pois estou comesando a editar a pouco tempo, tenho muitas duvidas em relação a esse programa se vcs poderem me ajudar eu agradeçop des de ja.

  2. claudine 09/04/2008 em 11:10 am

    oi..comprei o programa e gostei…queria saber deste tutoriais..pois nao sei como utilizar ele…obrigada…

Deixar Um Comentário