Personagem para download: Red-Nelb

Mais um personagem gratuito para download, configurado e pronto para animação. Se você é usuário do Blender, pode conferir mais esse recurso para estudar maneiras diferentes de criar personagens. Dessa vez o autor se chama Daniel Martinez Lara, seu personagem se chama Red-Nelb. Em comparação com os outros personagens que já mostrei aqui esse é um dos mais simpáticos. Talvez por não possuir um rosto bem definido, apenas as formas estilizadas. Mesmo assim os controles para o personagem estão bem completos.

Personagem no Blender

Vejamos uma descrição completa do personagem. Toda a configuração dele, pelo menos a maioria é baseada em cinemática inversa. Tanto os pés como os braços e mãos estão configurados com IK.

Nos pés do personagem temos dois controles principais, um grande controle na parte posterior do pé que controla a posição. Com ele podemos mover o pé para os lados. Na frente dele temos outro pequeno controle, que permite controlar a rotação calcanhar, possibilitando deixar o personagem facilmente “na ponta do pé”.

Personagem animação - pés

No tórax do personagem temos um conjunto de ossos que controla o posicionamento do centro de gravidade do corpo. Para mover os quadris e tórax, selecione um desses elementos e com a tecla G é possível deformar o corpo do personagem.

Personagem animação - tórax

Para a cabeça, existem quatro controles. O maior determina o local para onde a cabeça está apontando. Os outros menores ajudam a controlar a posição e deformação da testa/sobrancelhas do personagem. Assim podemos adicionar um pouco de emoção nas poses do personagem.

Personagem animação - cabeça

Nos braços existem controles para a posição dos cotovelos, assim como esses mesmos controles existem para os joelhos. Além desses, existe uma grande esfera nos pulsos para que possamos posicionar as mãos. Use as ferramentas de rotação e translação para posicionar o pulso.

Personagem animação - Braços e mãos

Nas pontas dos dedos existem controles também, todos configurados com cinemática inversa.

Antes de fazer o download, saiba que o arquivo disponibilizado pelo autor tem aproximadamente 16 MB! Isso porque ele adicionou um pequeno tutorial em vídeo, mostrando como usar o personagem para fazer animação. Se você quiser fazer o download, visite esse endereço. Mesmo que você não use o Blender, vale fazer o download para conhecer as técnicas. Quem sabe você não acaba gostando do Blender também!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Personagem para download: Red-Nelb”

  1. Perdão pelo off-topic… mas eu não estou conseguindo instalar o blender, toda vez q o instalo da uma mensagem de erro e diz q precisa ser fechado. Pode me inrformar qual o problema

  2. Simplismente diz que há algum erro no programa e precisa ser fechado, até aparece uma opção para mais informações sobre o erro

  3. Allan, gostaria de saber como é feito esse tipo de ring nos modelos, ele pode ser aplicado em modelos mais complexos ??, por exemplo, com deformaçoes na malha, e mais movimentos por exemplo.

    Ja baixei esse modelo e gostei bastante, gostaria de saber como posso fazer esse tipo de ring nos meus modelos.

    Abraços

  4. Olá Victor,

    O autor não disponibilizou nenhum material mostrando um Making of. O objetivo do ring é permitir que usuários sem experiência em setup de personagens, possam praticar animação. Mas com um pouco de calma é possível tirar várias dicas da configuração.

    Para fazer esse ring, você precisa usar além das armatures, contraints, vertex paint e muita paciência.

    Abraços

  5. ola eu gostaria de saber como criar ossos para rostos tipo boca olho piscar olhos
    manda um tutorial na net por favor gostaria muito mesmo

  6. ola sou eu de novo rsrsrsrsr allanbrito por favor mande um video como fazer ossos assim se voce fiser me avise quando terminar e como eu posso assistir

  7. Olá, gostaria de saber o principio da cinemática inversa aplicada, posso fazer isso com um video real pronto??Orientar o segmento e depois aplicar esse modelo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *