Você acha que já fez de tudo com o Blender? O que você acharia de fazer editoração eletrônica com ele? Isso mesmo! Produzir material para impressão, como cartazes e folders. Não estou falando em criar modelos 3D para depois renderizar e editar no InkScape ou Illustrator. Uma ferramenta muito legal, baseada no Blender e chamada de dtpBlender, que aproveita o código fonte, sua interface e atalhos de teclado, para oferecer uma ferramenta de editoração eletrônica. Pode até parecer estranho no início, mas depois de um tempo é até legal ver o Blender sendo usado para criar impressos. Claro que não é um Scribus ou

[BP:215]Indesign[/BP], mas dá para fazer bastante coisa com ele. Vejamos como é o seu funcionamento.

dtpBlender - Interface

A primeira coisa que chama a atenção é à disposição dos menus, muito parecidos com os do Blender. Claro que algumas coisas estão ausentes, como os modos de trabalho e outros menus próprios para animação.

Existem alguns controles próprios para a editoração. Por exemplo, no lugar de tamanhos para renderização, podemos escolher o tamanho da folha.

dtpBlender - tamanhos do papel

Existem até alguns tamanhos prontos para escolha mais rápida como A4, A3 e outros.

Como fazemos para criar alguma coisa? Simples, usamos o velho toolbox modificado para essa ferramenta. Quando posicionamos o cursor 3d, que também está presente, podemos pressionar a barra de espaço. O mesmo toolbox aparece, com as opções próprias para editoração. Existem até algumas novidades como uma seta e retângulos com cantos arredondados.

dtpBlender - toolbox

As transformações nos objetos podem ser realizadas com as mesmas teclas de atalho. Para mover use a tecla G, girar com a tecla R e escalonar com a tecla S. Se você quiser alterar o ponto de referência da transformação, use o menu no header para escolher um ponto pivot diferente.

Para alterar propriedades como cores dos objetos, use o painel de materiais.

Quando a sua ilustração estiver pronta, precisamos renderizar a cena para gerar a imagem final. Lembre que o Blender não envia nada para impressora. Só faltou uma opção para salvar o arquivo como PDF! Mas podemos usar o PNG sem grandes perdas.

Ficou interessado? Visite esse endereço para fazer o download do dtpBlender. Assim como o Blender, ele é gratuito.