Você gostaria de ter visitado Nova Iorque para participar e assistir a conferência sobre Blender, realizada lá nas últimas semanas? Pois é, eu também gostaria de ter participado. Mas como não foi possível fazer esse “passeio” nos temos que acompanhar a distância. Para quem não pode ir, o pessoal da organização disponibilizou de maneira gratuita uma série de vídeos, com as palestras e tutoriais abordados na conferência. Se apresse no download, já que o local em que os vídeos estão hospedados tem um limite de transferência. Depois que esse limite for atingido, os vídeos não podem mais ser copiados.

Conferência Blender 2007 Nova Iorque

No total são 12 palestras e apresentações distribuídas em 38 vídeos. Ainda não tive tempo de fazer o download de tudo. Até porque fazendo uma conta rápida, são mais de 1.5GB de vídeo no formato MOV. Consegui fazer o download dos vídeos introdutórios de cada palestra, pelo menos para conhecer o assunto. Depois me decidi por continuar o download do resto. Veja os temas:

  1. Tutorial iniciante: Aqui temos um tutorial para usuários iniciantes no Blender.
  2. Modelagem de personagens: Essa palestra mostra o processo de modelagem para personagens com o Blender, com várias dicas para otimizar a produção.
  3. Modelando um Ipod: Mais um tutorial, agora mostrando como é possível modelar um
    [BP]Ipod[/BP], de maneira rápida. Ótimo para iniciantes também.
  4. Personagem ManCandy: Tutorial que fala sobre animação de personagens.
  5. Debates: Como o próprio nome diz, aqui temos debates sobre o Blender.
  6. Editor de nós para composição: Ótimo tutorial sobre como usar o editor de nós para fazer pós-produção.
  7. Modelagem de roupas: Aqui aprendemos como modelar roupas. Não fiz o download desse vídeo ainda.
  8. Dim Dim: Também não fiz o download desse vídeo, como o título é um tanto estranho. Fui pesquisar na grade de horários do evento, para tentar descobrir sobre o que se trata. Pelo visto é uma demonstração de um treinamento online sobre Blender.
  9. Simulando Fluidos: Ótimo tutorial sobre simulação de fluidos!
  10. Elephants Dream: Palestra sobre o primeiro Open Movie.
  11. Arte Abstrata: Aqui são mostrados exemplos de como fazer arte abstrata no Blender.
  12. Concurso de modelagem: Apresentação sobre um concurso de modelagem.

É tanta coisa que fica difícil escolher o que copiar. Se você quiser algumas recomendações, comece com as apresentações sobre fluidos e os nós para composição.

Ficou interessado? Para fazer o download dos vídeos, visite esse endereço. Agora só precisamos esperar que a fundação Blender, publique os vídeos da conferência oficial.