O Blender é uma ótima ferramenta, mas na parte de modelagem muitos artistas reclamam de uma falta de flexibilidade nas ferramentas, principalmente de subdivisão. A impossibilidade de criar faces com mais de 4 lados, irrita algumas pessoas. Principalmente os artistas que estão migrando de plataformas como o Maya ou Softimage. Para tentar avançar e melhorar ainda mais o seu ambiente de modelagem, o sistema de representação de objetos Mesh do Blender, está sendo reformulado. Já falei várias vezes sobre ele aqui, esse sistema chamado de B-Mesh está em fase de testes.

Durante essa semana o usuário ZanQdo, publicou no YouTube um vídeo muito interessante, mostrando o funcionamento desse novo sistema. Ficou curioso? Assista ao vídeo, mas não espere modelos complexos, apenas uma demonstração:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QVROss7vQvM

Blender B-Mesh

Percebeu as diferenças? Caso você esteja achando que apenas aquele menu, totalmente diferente e com novas ferramentas, foi o que mudou. Então recomendo que assista ao vídeo novamente!

Assistiu mais uma vez? Percebeu? Agora temos faces com múltiplos vértices, sem a necessidade de criar geometria extra. Agora podemos usar N-Gons no Blender, com esse novo sistema.

Mas o que muda? Precisaremos aprender a modelar novamente? Pode ficar tranqüilo, segundo os desenvolvedores, a maioria das ferramentas de modelagem, continuam intactas. Não será preciso aprender a modelar no Blender novamente. O que vai acontecer é que a maior parte das ferramentas, precisará se adaptar a essa nova maneira de representar objetos.

Outro cuidado que precisaremos tomar, com o uso dessa nova maneira de representar objetos, diz respeito à preguiça. Isso mesmo! Hoje, quando modelamos alguma coisa no Blender, precisamos sempre pensar na configuração das faces, com apenas 3 ou 4 vértices. Mas com esse novo sistema, a tendência natural é que os artistas acabem não se preocupando muito com isso, gerando modelos 3d com poucas subdivisões e problemas para animar ou até mesmo para modelagens posteriores.

Acho difícil que esse sistema esteja implementado na próxima versão do Blender, mas quem sabe até o começo do próximo ano, o B-Mesh esteja mais estável para ser implementado em um lançamento oficial.

Se você quiser saber mais sobre o B-Mesh, visite esse endereço para ler a documentação oficial do projeto.