Tutorial V-Ray para maquetes eletrônicas: Iluminação de interiores

O pessoal do CGArena publicou um tutorial muito bom para todos que criam maquetes eletrônicas, usando o 3ds Max e V-Ray. Nesse tutorial o artista Giorgio Luciano, ensina como elaborar a iluminação em um ambiente interno, usando as ferramentas e opções do V-Ray. Como esse tipo de tutorial é um dos mais requisitados aqui no Blog, pelo formulário de contato, pode ajudar muita gente. Mesmo que você não use o Max, vale assistir. Podemos assistir ao tutorial já que o mesmo está em vídeo!

V-Ray Maquetes eletrônicas

Agora uma coisa preciso dizer sobre o vídeo, o áudio está horrível! Pior que rádio AM. Então mesmo que você entenda inglês, prepare o ouvido.

O vídeo já começa com a cena pronta, então nada sobre modelagem é abordado. Depois que uma breve introdução é feita, o autor já parte para o posicionamento das luzes do V-Ray e para o painel de configuração. Um ponto negativo em relação ao tutorial, o autor não mostra as configurações das luzes, como intensidade. Se ele falou eu não entendi!

No painel a primeira coisa que o autor faz é ajustar o controle de exposição. Alterando os parâmetros dessa área ele controla a intensidade da iluminação na cena.

Nesse mesmo tutorial, outra cena com iluminação de interiores é abordada. Dessa vez podemos ter um panorama da cena em wireframe, vendo o posicionamento das luzes e objetos na cena. Isso facilita muito o entendimento.

Na segunda parte, até os materiais usados na cena são abordados, mostrando como eles foram configurados para obter o efeito da cena. Assim como as texturas usadas nos materiais das paredes. Para finalizar o tutorial mostra como configurar os parâmetros do V-Ray no menu de renderização.

O vídeo do tutorial está disponível para download, mas antes de acessar o arquivo é necessário fazer um cadastro no fórum do CG Arena. Se você já tem um usuário registrado lá, fica mais fácil ainda. Visite esse endereço para assistir ao vídeo ou fazer o download do mesmo.

Mesmo com péssima qualidade de áudio, o tutorial passa várias dicas legais. É só prestar atenção nas ações do autor do tutorial.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial V-Ray para maquetes eletrônicas: Iluminação de interiores”

  1. Caro Allan,
    me registrei no site do free2design, baixei o programa, instalei…. durante a instalação recebí mensagem de erro, informando não conseguia deletar(??????) um arquivo do Windows, windows/system32/MSXML4.dll. Consegui contornar o problema e completei a instalação. Ao rodar o programa, recebo outra mensagem de erro, dizendo que o registro do programa não é válido ( THE PRODUCT REGISTATION IS NOT VALIDE). Poderia me orientar para resolver o problema?
    Grato,Marinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *