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Tutorial V-Ray para maquetes eletrônicas: Iluminação de interiores

O pessoal do CGArena publicou um tutorial muito bom para todos que criam maquetes eletrônicas, usando o 3ds Max e V-Ray. Nesse tutorial o artista Giorgio Luciano, ensina como elaborar a iluminação em um ambiente interno, usando as ferramentas e opções do V-Ray. Como esse tipo de tutorial é um dos mais requisitados aqui no Blog, pelo formulário de contato, pode ajudar muita gente. Mesmo que você não use o Max, vale assistir. Podemos assistir ao tutorial já que o mesmo está em vídeo!

V-Ray Maquetes eletrônicas

Agora uma coisa preciso dizer sobre o vídeo, o áudio está horrível! Pior que rádio AM. Então mesmo que você entenda inglês, prepare o ouvido.

O vídeo já começa com a cena pronta, então nada sobre modelagem é abordado. Depois que uma breve introdução é feita, o autor já parte para o posicionamento das luzes do V-Ray e para o painel de configuração. Um ponto negativo em relação ao tutorial, o autor não mostra as configurações das luzes, como intensidade. Se ele falou eu não entendi!

No painel a primeira coisa que o autor faz é ajustar o controle de exposição. Alterando os parâmetros dessa área ele controla a intensidade da iluminação na cena.

Nesse mesmo tutorial, outra cena com iluminação de interiores é abordada. Dessa vez podemos ter um panorama da cena em wireframe, vendo o posicionamento das luzes e objetos na cena. Isso facilita muito o entendimento.

Na segunda parte, até os materiais usados na cena são abordados, mostrando como eles foram configurados para obter o efeito da cena. Assim como as texturas usadas nos materiais das paredes. Para finalizar o tutorial mostra como configurar os parâmetros do V-Ray no menu de renderização.

O vídeo do tutorial está disponível para download, mas antes de acessar o arquivo é necessário fazer um cadastro no fórum do CG Arena. Se você já tem um usuário registrado lá, fica mais fácil ainda. Visite esse endereço para assistir ao vídeo ou fazer o download do mesmo.

Mesmo com péssima qualidade de áudio, o tutorial passa várias dicas legais. É só prestar atenção nas ações do autor do tutorial.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Marinho 11/01/2008 em 3:38 pm

    Caro Allan,
    me registrei no site do free2design, baixei o programa, instalei…. durante a instalação recebí mensagem de erro, informando não conseguia deletar(??????) um arquivo do Windows, windows/system32/MSXML4.dll. Consegui contornar o problema e completei a instalação. Ao rodar o programa, recebo outra mensagem de erro, dizendo que o registro do programa não é válido ( THE PRODUCT REGISTATION IS NOT VALIDE). Poderia me orientar para resolver o problema?
    Grato,Marinho.

  2. Giorgio L.F.S 06/08/2009 em 1:33 pm

    Esse tutorial e muito bom…

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