Clicky

Indigo 0.9 e Blendigo: Como instalar e usar?

O Indigo está com uma nova versão disponível, agora a ferramenta está na versão 0.9. Para quem usa o Indigo com o Blender existe também um novo Script para integração com o Blender, chamado de Blendigo. Se você usava o Indigo antigamente, deve lembrar como era feita a integração. Depois que uma cena ficava pronta no Blender, precisávamos exportar os modelos usando o Script para o formato XML. Assim que o arquivo estava pronto, era necessário acionar a renderização, pelo prompt de comando. Para pessoas que não tinham muita facilidade com esse tipo de comando, o procedimento não era muito simples. Pois esqueça tudo isso! Agora é possível iniciar a renderização direto do Blender.

Antes de mais nada é necessário fazer o download do Indigo e do Blendigo para começar. Recomendo copiar a versão do Blendigo com instalador, para facilitar o processo de instalação. Outro ponto importante, ele foi otimizado para o Blender 2.45, testei em computadores com a versão 2.44 e ele não funcionou.

Indigo e Blender

Sim! Esse modelo foi feito no Blender e renderizado no Indigo.
O autor se chama JohanJohan.

Depois que você fizer o download, descompacte o Indigo em uma pasta. Para o renderizador não é necessário instalar.

O próximo passo é instalar o Blendigo. Para fazer a instalação, execute o arquivo que você copiou. O processo é simples, precisamos apenas indicar em que pasta está localizado o Blender e o Indigo. Isso é fundamental para que a integração possa ser realizada sem problemas. Se você não fizer a indicação, será necessário acionar o Indigo manualmente para renderizar cenas.

Blendigo Instalar

Como fazer para renderizar com o Indigo? O processo é simples. Abra o Blender a crie uma nova janela de Scripts. Depois escolha na área Exporters, a opção Blendigo.

Blendigo Menu

Adicione uma lâmpada do tipo Sun, para usar como fonte de luz para a cena. O script é recheado de opções para configurar a renderização. Se você quiser apenas testar o renderizador não é necessário alterar muita coisa. Na parte superior do Script, temos as opções de configuração para a cena. Existe um menu para cada característica da cena.

Blendigo Opções e menu

Para renderizar o processo é simples. Antes de começar, recomendo trocar o tipo de lâmpada para uma Sun, que é mais compatível com o Indigo. Depois que a lâmpada correta estiver configurada, simplesmente pressione a tecla EXPORT Scene. Se tudo foi configurado corretamente, uma janela do Indigo abrirá automaticamente, com a cena sendo renderizada.

Janela do Indigo

Quando a imagem estiver satisfatória, feche a janela do Indigo e procure as imagens salvas na pasta Renders. No local em que o Indigo está instalado. Para não haver problemas na geração das imagens, recomendo que você faça uma cópia da imagem antes de fechar a janela do Indigo, copie e cole antes de fechar. Isso previne um erro comum, fechar a janela enquanto o Indigo ainda está escrevendo o arquivo, deixando a imagem corrompida, ocasionando a perda do render.

Pronto! Agora você já sabe usar a nova versão do Indigo. Assim que o tutorial sobre o Luxrender sair, você poderá fazer uma comparação para ver qual dos dois é o melhor.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

18 Comentários

  1. Henrique Zorzan 29/10/2007 em 6:07 pm

    Oi Allan! tenho usado o Blendigo mais ainda na sua versão 8. Está excelente em termos de qualidade mas parece brincadeira cada cena que vou exportar da um erro diferente… 🙁 E ai tenho de ir atras de uma solução, vou experimentar esta nona versao e ver no que dá.. 😉 Abraços…

  2. cindy braga 29/10/2007 em 10:44 pm

    Allan… gostei muito do seu site acho que conhecimento tem mesmo que ser divulgado…enfim
    queria lhe perguntar uma coisa…eu ja procurei em muitos blog e afins um tutorial e nao encontro…o que eu procuro é um tutorial qua fale como eu pego a planta baixa e os cortes do autocad e importe pro 3d max…e faça o 3d, nao precisa ter nada falando sobre acabamentos e sobre iluminação…eu so queria o basico mesmo… e nao acho…por favor…se vc tiver algo a respeito ou souber de um link manda pro meu email…aguardo sua resposta
    Obrigado
    Cindy

  3. maxwell 30/10/2007 em 11:13 am

    Depois que eu instalei o plugin o meu blender nao abre mais os arquivos e nem os recentes. Aparece uma janela de erro quando eu tento fazer isso. Minha versão é a 2.45.

  4. Rafael Henrique 30/10/2007 em 3:37 pm

    Muito bom tutorial Allan….. Você saberia me dizer as configurações para deixar o render limpo? Parece que fica muito granulado. Vlw….

  5. Allan Brito 30/10/2007 em 4:58 pm

    é só esperar que o Render vai “limpando” Rafael. Quando mais tempo você deixar renderizando, melhor a imagem fica.

    @Maxwell: Quais arquivos ele não abre mais?

    Abraços

  6. Henrique Zorzan 31/10/2007 em 7:09 am

    Olá Allan, realmente a versão nova resolveu meus problemas, devia ser alguma incompatibilidade do 8 com o blender 2.45 agora com a versão 9 está tudo ok! 😉

    Abraços

  7. Rafael Henrique 31/10/2007 em 4:47 pm

    Vlw Allan pela ajuda. O processo parece ser bem lento então….

  8. maxwell 31/10/2007 em 7:38 pm

    Ele não abre mais nenhum, fica dando erro. Não mostra os arquivos recentes, e quando fui reinstalar o blender 2.45 nao salva mais.

  9. Tutoriais-render « Entreter 18/07/2008 em 1:28 am

    […] Instalar/Usar o Indigo – Tutoriais do Allan Brito […]

  10. wellington 15/10/2008 em 12:12 am

    onde eu consigo baixar o Indigo?

  11. Allan Brito 15/10/2008 em 8:16 am

    O web site do Indigo está temporariamente fora do ar. Acredito que em alguns dias ele deve estar online novamente.

    Abraços

  12. douglas 03/12/2008 em 2:22 am

    POR FAVOR ME AJUDEM
    meu blender nao abre de jeito nenhum ja baixei versoes mais antigas,ja tentei a versao zipada e o intaller NADA DA CERTO !!! parece que eu sou o unico no mundo com esse problema,ele abre o console e fala que achou o phython ai ele fecha O.o
    minha conf:8500gt ,2gb ram, amd athlon x2 4000

  13. Allan Brito 03/12/2008 em 8:31 am

    Oi Douglas,

    Tente desligar a aceleração de hardware nas configurações do seu vídeo. Isso geralmente resolve essa “morte súbita”.

    Abraços

  14. cristian c silveira 13/02/2009 em 3:53 pm

    como faço para conseguir dicas de como usar este render como alterar luz estas coisas todas muito obrigado.

  15. Rafael 08/03/2009 em 4:10 am

    Atualmente estamos na versão 2.48 do blender, o render tambem esta em nova versão … seria bem vindo uma lista de compatibilidade ou uma atualização.

  16. Irinaldo Soares 15/07/2010 em 1:37 pm

    Nao estou conseguindo ver o yafaray no blender em Menu >render. Me ajuda!!! Nao seria possivel ele ja vir adcionado com alguma versao do blender?

  17. leonardo lisboa 24/11/2010 em 2:23 pm

    oi alla não to conseguindo meu blender eo 2.49b .
    eu primeiro instalo o indigo e despois quando vou instalar o blendigo só pede o diretorio do blender,esse blendigo eu baixei no próprio site e é o”blendigo-2.4.Stable.2-installer” e o indigo é “IndigoRenderer_2.4.13_Setup” , tem nada para extrair os dois são instaladores não sei mais o que acho que vou tentar com o Luxrender.sou iniciante comecei aprender a mecher com modelagen no começo do ano com apenas tutorias ,por favor me de uma dica.

    obrigado!
    leonardo lisboa

  18. leonardo lisboa 02/12/2010 em 7:53 pm

    oi já conseguio cript vai para “render>>indigo exporter” mais experie 8h por uma imagem em branco

Deixar Um Comentário