Quando temos uma grande quantidade de texto para diagramar, associando esse texto com imagens e gráficos, uma boa ferramenta de edição é fundamental. Posso dizer por experiência própria que para editoração eletrônica, poucas ferramentas oferecem tanta flexibilidade como o Indesign. Por incrível que pareça, ainda existe muita gente fazendo diagramação de livros e revistas no Word. Se você quer se especializar nessa área, encontrei um web site interessante que fala exclusivamente sobre o Indesign CS3. Além de publicar artigos, o the indesigner edita periodicamente um videocast com tutoriais! O site é voltado exclusivamente para usuários do Indesign, desde os iniciantes até os mais experientes.

Tutorial Adobe Indesign CS3 - Text Wrap

O último tutorial deles é sobre a ferramenta Text Wrap do Indesign, que permite fazer um bloco de texto se desviar de um gráfico ou outro bloco de texto. No tutorial são explicadas as funções da ferramenta, tudo aplicado em um projeto real, que parece ser a diagramação de uma revista. Tudo com vários gráficos e nível profissional de diagramação.

Caso você ache que essa ferramenta é simples, assista ao vídeo para entender como são necessários alguns truques simples, para ajudar o layout de uma publicação. Por exemplo, na parte central da revista, o texto precisa contornar uma citação com fonte maior. Esse tipo de diagramação é muito usado por revistas nacionais, como a Veja ou Época, principalmente na parte de entrevistas.

Já na parte superior, os títulos dos artigos precisam de uma configuração própria. Os blocos de texto podem avançar um pouco sobre a área de texto, para se mesclar com as partes da caixa de texto reservada ao título.

Enfim, o tutorial é excelente para quem está querendo começar a aprender o

[BP:215]Indesign[/BP]. Como esse é o tutorial de número 44, deve haver muitos outros assuntos abordados. Ainda não fiz o download de todos, mas com certeza farei.

Para fazer o download do material, visite esse endereço. O vídeo está no formato MP4, com aproximadamente 15 minutos de tutorial, nos seus 32 MB. Caso você tenha dificuldades em assistir ao vídeo, recomendo usar o VLC Player, que é open source.

Uma dica para essa área de diagramação, se você está interessado em trabalhar com computação gráfica. Mas não leva jeito para o 3D, tente estudar um pouco essa área. O mercado pode surpreender você. Como eu disse, ainda tem muita gente que diagrama documentos no Word, e encontrar alguém que saiba diagramar com qualidade no Indesign ou Quark é muito difícil.

Quem sabe essa não é uma boa oportunidade!