Clicky

Tutorial Adobe Indesign CS3: Contornando textos com o Text Wrap

Quando temos uma grande quantidade de texto para diagramar, associando esse texto com imagens e gráficos, uma boa ferramenta de edição é fundamental. Posso dizer por experiência própria que para editoração eletrônica, poucas ferramentas oferecem tanta flexibilidade como o Indesign. Por incrível que pareça, ainda existe muita gente fazendo diagramação de livros e revistas no Word. Se você quer se especializar nessa área, encontrei um web site interessante que fala exclusivamente sobre o Indesign CS3. Além de publicar artigos, o the indesigner edita periodicamente um videocast com tutoriais! O site é voltado exclusivamente para usuários do Indesign, desde os iniciantes até os mais experientes.

Tutorial Adobe Indesign CS3 - Text Wrap

O último tutorial deles é sobre a ferramenta Text Wrap do Indesign, que permite fazer um bloco de texto se desviar de um gráfico ou outro bloco de texto. No tutorial são explicadas as funções da ferramenta, tudo aplicado em um projeto real, que parece ser a diagramação de uma revista. Tudo com vários gráficos e nível profissional de diagramação.

Caso você ache que essa ferramenta é simples, assista ao vídeo para entender como são necessários alguns truques simples, para ajudar o layout de uma publicação. Por exemplo, na parte central da revista, o texto precisa contornar uma citação com fonte maior. Esse tipo de diagramação é muito usado por revistas nacionais, como a Veja ou Época, principalmente na parte de entrevistas.

Já na parte superior, os títulos dos artigos precisam de uma configuração própria. Os blocos de texto podem avançar um pouco sobre a área de texto, para se mesclar com as partes da caixa de texto reservada ao título.

Enfim, o tutorial é excelente para quem está querendo começar a aprender o

[BP:215]Indesign[/BP]. Como esse é o tutorial de número 44, deve haver muitos outros assuntos abordados. Ainda não fiz o download de todos, mas com certeza farei.

Para fazer o download do material, visite esse endereço. O vídeo está no formato MP4, com aproximadamente 15 minutos de tutorial, nos seus 32 MB. Caso você tenha dificuldades em assistir ao vídeo, recomendo usar o VLC Player, que é open source.

Uma dica para essa área de diagramação, se você está interessado em trabalhar com computação gráfica. Mas não leva jeito para o 3D, tente estudar um pouco essa área. O mercado pode surpreender você. Como eu disse, ainda tem muita gente que diagrama documentos no Word, e encontrar alguém que saiba diagramar com qualidade no Indesign ou Quark é muito difícil.

Quem sabe essa não é uma boa oportunidade!

2017-04-11T11:09:45+00:00 By |Ilustração, Tipografia|9 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 Comentários

  1. Francisco De Castro Menezes 04/11/2007 em 9:33 pm

    Olá Allan Britto, será que você t pode comentar algo mais sobre o evento que terá na Unisinos RS do blender sei que é dias 6, 7 e 8 de Novembro 2007. A entrada é gratuita? ha que horas será o evento? Tu vai estar lá mesmo? Quem pode comparecer ? etc…

  2. Allan Brito 05/11/2007 em 10:17 am

    Olá Francisco,

    O evento é gratuito sim. Esse ano infelizmente não poderei estar no evento, tenho alguns compromissos profissionais que me impedem de viajar para o RS. Mas espero que tudo ocorra da melhor maneira possível, para que no próximo ano ele aconteça novamente.

    Abraços

  3. Lucileia Silva 26/06/2008 em 11:39 pm

    Estou precisando fazer uma revista digital das publicações do meu depto.

    Agradeço desde já.

  4. Cristiano Pereira 08/11/2008 em 2:59 pm

    Estou com dificuldade para colocar legenda em fotos depois que a mesma ficou com o texto em contorno.
    Uma dica, por favor.
    Cristiano

  5. lucas 05/12/2008 em 12:33 am

    Resposta pra dúvida do Cristiano Pereira:
    No Indesign CS3, entre na opção “Object”, depois “Text Frame Options” e preencha o quadrado lá embaixo “Ignore text wrap”.
    abs

  6. José Reinadlo Martins 11/12/2008 em 5:46 pm

    Muito bom ter um ‘espaço virtual’ p/ se falar de indesign, sem distinção de iniciantes e profissionais.
    O indesign pode unir pensamentos artísticos, jornalísticos e publicitários, eliminando, assim, barreiras e preconceitos dos mais variados que segregam esses três saberes.
    O pulsar subjetivo, a apuração crítica dos fatos e a venda salutar de idéias precisam (precisar no duplo sentido de exatidão e necessidade) interagir para gerar ‘saber criativo’. O idesign é um caminho nesse sentido.
    Uma turma aqui do Maranhão, a terra de Gonçalves Dias e Ferreira Gullar (em Imperatriz e São Luís) tem planos de formar um grupo de estudos sobre o programa.

    Um grande abraço,

    Jose Martins

  7. Gilsa 17/04/2009 em 1:42 pm

    Gostaria de saber como faço uma revista, não estou conseguindo inserir uma imagem. Poderia me indicar um Tutorial que possa me ensinar passo a passo?
    obrigada
    Gilsa

  8. Ana Paula Rodrigues 31/07/2009 em 2:54 pm

    Como eu tiro a cor do delimitador da caixa de texto pra deixa-la ivisivel como no page maker? SE souber por favor responda

  9. TIAGO 20/11/2009 em 4:28 pm

    Boa tarde, algume pode me ajudar a definir páginas de jornais pré-definidas no Indesign?

Deixar Um Comentário