O que você acha sobre os preços praticados pela Autodesk para uma licença do AutoCAD? Com certeza essa é uma barreira para qualquer profissional que trabalhe com desenho técnico. Principalmente os estudantes e profissionais recém formados, que ainda não dispõe de recursos financeiros para pagar às vezes 4 ou 5 mil reais em uma licença. Existem opções baseadas em software livre como o QCAD ou VariCAD, mas eles não são totalmente gratuitos, principalmente para os usuários do Windows. Ainda é possível compilar as ferramentas, usando o código fonte, mas isso requer conhecimento que a maioria das pessoas não tem.

Nesse último mês comecei a usar uma ferramenta muito legal, chamada de Free2Design. Esse projeto propõe a criação de uma ferramenta de CAD gratuita, para usuários do Windows. Essa é gratuita mesmo! Melhor ainda, eles reconhecem que a maioria dos usuários acaba migrando do AutoCAD. Por isso mesmo que o objetivo do projeto é literalmente clonar, no bom sentido, o AutoCAD. Digo no bom sentido, até por que uma cópia descarada poderia chamar a atenção da Autodesk para a propriedade intelectual.

O objetivo deles é deixar o Free2Design amigável para as pessoas que já estão habituadas com o AutoCAD, por isso a idéia de oferecer uma interface parecida com a ferramenta da Autodesk. Veja essa imagem da tela, a interface é muito parecida mesmo:

Free2design - AutoCAD gratuito

De cara podemos perceber uma diferença na interface. O Free2design não tem linha de comando, o que pode confundir um pouco os usuários do AutoCAD. Mas eles encontraram uma solução engenhosa para suprir essa necessidade. Sempre que um comando de desenho ou edição é acionado, um pequeno menu aparece no cante superior esquerdo da interface. Esse menu apresenta todas as opções necessárias para usar a ferramenta.

Por exemplo, quando acionamos a opção rectangle para desenhar retângulos, podemos escolher o modo de criação e a maneira de inserção dos pontos.

Se você ficou curioso para testar o Free2design, devo listra algumas considerações importantes sobre a ferramenta:

  • O arquivo para download tem aproximadamente 90 megas
  • Para usar o Free2design é necessário ser usuário registrado no web site oficial. Quando você for usar a ferramenta pela primeira vez, ele solicita um usuário e senha.
  • Assim que a ferramenta for executada ele tenta se comunicar com o servidor central para determinar se há atualizações. Se você não gosta desse tipo de comportamento, barre o acesso por um firewall.
  • Todas as ferramentas do AutoCAD estão lá como o Fillet, Chamfer, Offset, Circle, Mirror e outros. Como não existe linha de comando, eles só podem ser acionados por menus ou botões.

Estava procurando uma ferramenta de CAD gratuita? O Free2design pode ser uma ótima opção, que inclusive pode editar arquivos nos formatos DXF e DWG. Visite o web site oficial do Free2design para fazer o download.