Sempre que alguma empresa precisa começar um projeto que envolve um volume muito grande de dados em 3D, animações complexas e outros itens que demandam grande processamento e complexidade, acaba recorrendo ao Maya. Mas isso na maioria das vezes é resultado de uma pesquisa rápida de mercado, em que as pessoas acabam usando o que todos usam, simplesmente pelo fato de ser famoso e não por dados técnicos. Uma ótima opção para esses projetos, que não é muito difundido aqui no Brasil é o Softimage XSI. Essa é sem sombra de dúvida, uma das mais poderosas e flexíveis ferramentas 3D do mercado.

Não foi por acaso que o pessoal do Blur Studio abandonou o 3ds Max e migrou toda a sua produção para o Softimage recentemente. Claro que deve ter havido alguma iniciativa por parte da própria Softimage, mas de maneira geral as qualidades da ferramenta fizeram diferença também.

Tutoriais Softimage XSI

Como o Softimage não é muito famoso por aqui, encontrar tutoriais ou artigos falando sobre ele é muito complicado. Quem quiser aprender a ferramenta, pode passar por dificuldades. Se você tiver curiosidade para aprender o Softimage XSI, encontrei essa semana um conjunto praticamente completo de apresentações em vídeo, sobre a ferramenta. Essas apresentações consistem em vários tutoriais em vídeo.

Todos os vídeos podem ser acessados de maneira gratuita, por qualquer pessoa interessada. A única ressalva é que não é possível fazer o download dos mesmos, pelo menos ainda não, segundo o enunciado no próprio web site.

Os vídeos estão divididos em cinco grandes categorias:

  • Modelagem: Além da parte de modelagem, aqui são abordados aspectos básicos sobre a interface do Softimage. Se você está começando com a ferramenta, esses devem ser os primeiros vídeos que devem ser assistidos.
  • Texturas e materiais: Essa é a categoria com a menor quantidade de vídeos, mas mesmo assim podemos ter uma boa idéia de como funcionam os materiais e texturas.
  • Animação: Se você gosta de animação, vai ficar boquiaberto com a quantidade e qualidade das ferramentas de animação. Outro ponto interessante é a facilidade no uso das ferramentas.
  • Simulações físicas: Aqui são mostrados tópicos como Rigid Bodies e simulação de cabelos.
  • Renderização: Aqui temos a maior quantidade de vídeos. Mesmo que você não queira assistir aos vídeos das outras categorias, recomendo assistir os vídeos sobre render. Os conceitos e técnicas abordadas aqui podem ser aproveitados em outras ferramentas.

Como você pode ver o material é muito completo, para as pessoas que gostam de computação gráfica é um prato cheio! Um aviso; guarde o link para assistir aos vídeos com calma, pois a quantidade de material é imensa. Para assistir aos vídeos, visite esse endereço.