Tutoriais de Softimage XSI: Básico e avançado

Sempre que alguma empresa precisa começar um projeto que envolve um volume muito grande de dados em 3D, animações complexas e outros itens que demandam grande processamento e complexidade, acaba recorrendo ao Maya. Mas isso na maioria das vezes é resultado de uma pesquisa rápida de mercado, em que as pessoas acabam usando o que todos usam, simplesmente pelo fato de ser famoso e não por dados técnicos. Uma ótima opção para esses projetos, que não é muito difundido aqui no Brasil é o Softimage XSI. Essa é sem sombra de dúvida, uma das mais poderosas e flexíveis ferramentas 3D do mercado.

Não foi por acaso que o pessoal do Blur Studio abandonou o 3ds Max e migrou toda a sua produção para o Softimage recentemente. Claro que deve ter havido alguma iniciativa por parte da própria Softimage, mas de maneira geral as qualidades da ferramenta fizeram diferença também.

Tutoriais Softimage XSI

Como o Softimage não é muito famoso por aqui, encontrar tutoriais ou artigos falando sobre ele é muito complicado. Quem quiser aprender a ferramenta, pode passar por dificuldades. Se você tiver curiosidade para aprender o Softimage XSI, encontrei essa semana um conjunto praticamente completo de apresentações em vídeo, sobre a ferramenta. Essas apresentações consistem em vários tutoriais em vídeo.

Todos os vídeos podem ser acessados de maneira gratuita, por qualquer pessoa interessada. A única ressalva é que não é possível fazer o download dos mesmos, pelo menos ainda não, segundo o enunciado no próprio web site.

Os vídeos estão divididos em cinco grandes categorias:

  • Modelagem: Além da parte de modelagem, aqui são abordados aspectos básicos sobre a interface do Softimage. Se você está começando com a ferramenta, esses devem ser os primeiros vídeos que devem ser assistidos.
  • Texturas e materiais: Essa é a categoria com a menor quantidade de vídeos, mas mesmo assim podemos ter uma boa idéia de como funcionam os materiais e texturas.
  • Animação: Se você gosta de animação, vai ficar boquiaberto com a quantidade e qualidade das ferramentas de animação. Outro ponto interessante é a facilidade no uso das ferramentas.
  • Simulações físicas: Aqui são mostrados tópicos como Rigid Bodies e simulação de cabelos.
  • Renderização: Aqui temos a maior quantidade de vídeos. Mesmo que você não queira assistir aos vídeos das outras categorias, recomendo assistir os vídeos sobre render. Os conceitos e técnicas abordadas aqui podem ser aproveitados em outras ferramentas.

Como você pode ver o material é muito completo, para as pessoas que gostam de computação gráfica é um prato cheio! Um aviso; guarde o link para assistir aos vídeos com calma, pois a quantidade de material é imensa. Para assistir aos vídeos, visite esse endereço.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Tutoriais de Softimage XSI: Básico e avançado”

  1. Olá Allan, pretendo esse mês pagar para fazer um curso de animação 3d em Softimage|XSI, meu caso é que eu gosto muito dessa área de animação 3d, porém, não posso acompanhar os tutoriais que você indicou pois o tempo disponivel que tenho para tentar aprender alguma coisa sobre esse programa eu estou no trabalho, e não posso ficar vendo videos, etc.
    Gostaria de saber se você poderia me indicar algum tutorial para XSI q esteja em .doc ou pdf para que eu possa ficar lendo ao invés de assistir, já que não tenho disponibilidade para isso.

    Obrigado.
    att, Vitor …

  2. Com certeza essa é uma grande ferramenta 3d, mas pra achar bons curso de xsi é muito difícil. Tentei achar DVDs para venda aqui e no exterior más só encontrei porcaria… Alias o link não pegou.
    LINK QUEBRADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *