Depois de muita espera a fundação Blender finalmente disponibilizou para download, os vídeos da conferência Blender 2007. Você lembra o que aconteceu com os vídeos da conferência de Nova Iorque? Apesar da notícia já ter sido publicada na BlenderNation, que por sinal foi o motivo que derrubou o servidor que estava hospedando os vídeos, acredito que esses vídeos não saiam do ar tão cedo. Pelo menos a fundação Blender deve estar preparada para o alto tráfego que isso gera. Só para você ter uma idéia, qualquer notícia com indicação de link publicada na BlenderNation pode gerar facilmente dois mil acessos em um dia.

Agora imagine duas mil pessoas fazendo download ao mesmo tempo de vídeos com 50 MB em média. O servidor precisa ser bom mesmo!

Conferência Blender 2007

Voltando aos vídeos, o número de apresentações disponíveis é praticamente igual a do material disponibilizado na conferência de NY. Ainda não tive a oportunidade de assistir a todos eles, mas com certeza é download obrigatório!

Veja algumas das palestras disponíveis:

  • Palestra de abertura com Ton Roosendaal: Como de costume o Ton faz a abertura do evento, falando um pouco sobre o que os participantes podem esperar das palestras e eventos. Ele usa novamente aquele sistema de apresentação que simula slides, mas na verdade é o Blender! Preste atenção no vídeo que você percebe.
  • Fundação e Instituto Blender – Fazendo negócios com conteúdo livre: Essa palestra tem Ton Roosendaal falando sobre a fundação e o instituto Blender.
  • Plumíferos – Claudio Andaur: Aqui temos uma palestra bem legal sobre o andamento do projeto Plumíferos, dos nossos amigos animadores Argentinos.
  • Fábrica de Criaturas – Andy Goralczyk: Esse workshop é imperdível! Caso você não conheça, o Andy é um dos mais renomados artistas que usa Blender. Ele mostra aqui alguns conceitos de criação de personagens.
  • Desenvolvimento do projeto Peach – Brecht van Lommel: Aqui temos uma breve amostra do desenvolvimento e melhorias propostas para o Blender com o projeto Peach.

Essas são apenas algumas das apresentações, visite esse link no web site oficial do Blender, para fazer o download das outras palestras. Se você não pode ir para Amsterdã, essa é a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que está sendo feito com o Blender no mundo.