Você sabe qual a diferença entre os gráficos produzidos com Direct X 9 e Direct X 10? Mesmo sendo um assunto que envolve mais a área de jogos, muitas pessoas da área de animação estão usando esses ambientes para produzir animações interativas. Muito dessa comparação é feita com base em desempenho de placas de vídeo.

Para quem tem curiosidade em perceber visualmente as diferenças, entre as duas “arquiteturas” encontrei uma análise muito interessante, que mostra a evolução nos gráficos do Direct X 10. Antes de mais nada, devo salientar que não estou promovendo o uso do Direct X 10. Quem quiser trabalhar com esse tipo de gráfico, recomendo o uso de Open GL.

DirectX 10

Para visualizar o teste, visite o web site e visualize as imagens existentes lá. Todas as imagens lá foram geradas usando Direct X 9. Assim que passamos o mouse sobre as imagens, a figura é trocada por uma gerada com Direct X 10. Assim podemos perceber claramente a diferença.

No total podemos fazer a comparação em três imagens diferentes, que demonstram a evolução em detalhes como transparências, geração de sombras, e iluminação.

A primeira imagem é focada na diferença de iluminação, com as áreas mais escuras e com muita sombra. A versão mais recente é visivelmente melhor, mostrando áreas com iluminação e sombras mais suaves, lembrando muito um ambiente com iluminação global.

Na segunda imagem o destaque é para os efeitos com câmeras. Na versão mais antiga a profundidade de foco com o Depth of Field, deixa a imagem borrada. Na versão mais recente, os detalhes ficam mais nítidos e o efeito de imagem borrada é menos evidente.

Na última imagem o efeito abordado é a simulação de líquidos, com uma imagem subaquática. A diferença de qualidade é gritante. Além da distorção na imagem ser mais bem produzida, os objetos que são visíveis pela lâmina d'água são representados com grande riqueza de detalhes.

Não espere aprender nada com a comparação, apenas conhecer como a tecnologia pode evoluir e trazer resultados melhores para a visualização de animações interativas.

O Direct X 10 encontra grande resistência no mercado, pelo fato da Microsoft tentar empurrar o seu uso apenas com o Windows Vista. Por isso que recomendo a quem tem interesse em aprender uma linguagem como essa 3D Interativo, estudar Open GL!