Clicky

Qual a diferença entre o Direct X 9 e Direct X 10?

Você sabe qual a diferença entre os gráficos produzidos com Direct X 9 e Direct X 10? Mesmo sendo um assunto que envolve mais a área de jogos, muitas pessoas da área de animação estão usando esses ambientes para produzir animações interativas. Muito dessa comparação é feita com base em desempenho de placas de vídeo.

Para quem tem curiosidade em perceber visualmente as diferenças, entre as duas “arquiteturas” encontrei uma análise muito interessante, que mostra a evolução nos gráficos do Direct X 10. Antes de mais nada, devo salientar que não estou promovendo o uso do Direct X 10. Quem quiser trabalhar com esse tipo de gráfico, recomendo o uso de Open GL.

DirectX 10

Para visualizar o teste, visite o web site e visualize as imagens existentes lá. Todas as imagens lá foram geradas usando Direct X 9. Assim que passamos o mouse sobre as imagens, a figura é trocada por uma gerada com Direct X 10. Assim podemos perceber claramente a diferença.

No total podemos fazer a comparação em três imagens diferentes, que demonstram a evolução em detalhes como transparências, geração de sombras, e iluminação.

A primeira imagem é focada na diferença de iluminação, com as áreas mais escuras e com muita sombra. A versão mais recente é visivelmente melhor, mostrando áreas com iluminação e sombras mais suaves, lembrando muito um ambiente com iluminação global.

Na segunda imagem o destaque é para os efeitos com câmeras. Na versão mais antiga a profundidade de foco com o Depth of Field, deixa a imagem borrada. Na versão mais recente, os detalhes ficam mais nítidos e o efeito de imagem borrada é menos evidente.

Na última imagem o efeito abordado é a simulação de líquidos, com uma imagem subaquática. A diferença de qualidade é gritante. Além da distorção na imagem ser mais bem produzida, os objetos que são visíveis pela lâmina d'água são representados com grande riqueza de detalhes.

Não espere aprender nada com a comparação, apenas conhecer como a tecnologia pode evoluir e trazer resultados melhores para a visualização de animações interativas.

O Direct X 10 encontra grande resistência no mercado, pelo fato da Microsoft tentar empurrar o seu uso apenas com o Windows Vista. Por isso que recomendo a quem tem interesse em aprender uma linguagem como essa 3D Interativo, estudar Open GL!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Marcos Eike 01/11/2007 em 5:54 pm

    Só nota: O openGL nao é uma linguagem de programacao em si, é uma API para programacao gráfica. Tem algumas centenas de comandos, mas sao bem fundamentais. Porém, estamos restritos a apenas essa configuracao estática. Portanto, hoje com as GPUs, os Shaders sao caminho para se obter todos os efeitos que voces veem normalmente em jogos atuais.
    Os Shaders sao Linguagens de programacao no qual podemos incluir pequenos códigos no pipeline da placa, tanto para trabalhar com pixels quanto vertex.

  2. Allan Brito 01/11/2007 em 8:25 pm

    Obrigado por lembrar marcos!

    Já atualizei o texto.

    Abraços

Deixar Um Comentário