A revista 3dcreative promove uma série de desafios, para que artistas 3D criem cenas com um determinado tema. Um desses temas foi à estilização de cenas com animais, que gerou imagens muito legais. Entre todos os participantes, tivemos um artista representando o Blender, que por sinal não fez feio. A sua cena intitulada The Croc, mostra um crocodilo prestes a abocanhar um pequeno peixe. Claro que tudo com muita estilização e um aspecto de desenho animado.

Como parte dos artigos da revista e para ajudar na divulgação, o pessoal da revista publicou um arquivo PDF com o Making of da cena. No total são apenas 3 páginas, mas já podemos ter uma boa idéia de como Alhaitham Jassar conseguiu chegar nesse resultado.

Blender 3D - The Croc

No começo do artigo o artista comenta que a melhor maneira para ele, de estilizar um animal é trabalhar nas expressões faciais e nos olhos. Ele não acredita que alterando a anatomia dos corpos, consegue estilizar de maneira satisfatória um animal.

O conceito principal da cena era mostrar um crocodilo, que nunca havia conseguido pegar um peixe. Ele queria capturar esse exato momento, esboçado em um desenho 2D antes de mais nada.

Para modelar o crocodilo o artista usou subdivisão para elaborar a base. Depois que o modelo base estava criado, ele exportou a malha do personagem para o Photoshop, depois de aplicar um UnWrap. Todas as texturas personalizadas da cena foram elaboradas com o Photoshop. Além do Photoshop, o artista usou o MudBox para adicionar detalhes no modelo, como rugas e expressões.

Agora que achei mais legal no artigo, foi a composição da cena. Repare no posicionamento do plano com a água e os elementos posteriores da cena. As árvores e as montanhas na parte de trás foram posicionadas em locais estratégicos para a câmera, de maneira a passar a impressão de profundidade, quando na verdade tudo está montado usando planos. Essa é uma ótima dica, para as pessoas que pensam em uma cena 3D, de maneira semelhante a sua topologia real. Às vezes é necessário usar a criatividade para encontrar essas soluções simples, mas eficientes.

Fora esse artigo sobre o The Croc, ainda existem várias reportagens com modelos produzidos por outros artistas em ferramentas como o 3ds Max e Maya. Para fazer o download do PDF com os artigos, esse é um link direto para o arquivo. Aproveite, o material é muito bom!