Um tutorial muito interessante foi publicado no CG Arena, abordando especificamente a modelagem de personagens femininos realísticos. Segundo o próprio texto do tutorial, esse é um tipo de modelagem que acaba atraindo a todos os artistas 3D. Criar um personagem feminino com topologia de corpo, cabelos e roupas perfeitas pode ser um desafio e tanto para qualquer artista. Para chegar nesse nível de complexidade é necessário muito esforço, assim como prática e alguma habilidade artística. Aqui é necessária sim habilidade artística, apenas a técnica fará com que o artista acaba criando um personagem sem vida.

O autor do tutorial se chama Jimmy Chow e ele usou várias ferramentas para conseguir atingir o resultado desejado, para a modelagem do personagem. Para a modelagem ele usou o Maya, depois as texturas foram elaboradas no Photoshop e ZBrush. Para finalizar a composição foi toda feita no Shake, da Apple.

Tutorial Maya - Personagem Feminino

Para as pessoas que estão aprendendo a modelar personagens ou querem acompanhar o processo de produção, esse tutorial é muito bom. Até porque ele é um dos mais completos que já vi ultimamente no CG Arena, no total são quase 11 páginas de material, quando a média normalmente é de 5 páginas.

O material é dividido em três grandes partes, que abordam respectivamente a modelagem, cabelos e renderização. Caso você não tenha tido contato ou nunca tenha participado da produção de cabelos, recomendo ler essa parte do tutorial em especial. O processo de criação desses cabelos é especialmente complexo, necessitando alguns ajustes especiais.

A criação de cabelos é um assunto tão complexo e especializado, que facilmente poderia gerar uma especialização ou nova categoria de profissionais, para animar e criar esse tipo de elemento em 3D. Não se espante se no futuro tivermos profissionais especializados apenas nisso. Hoje boa parte dos problemas relacionados com cabelos pode ser resolvido com scripts, mas com a necessidade cada vez maior de representar modelos realistas, a criação e gestão de cabelos se torna um problema cada vez maior.

Além do cabelo, temos a parte de preparação de modelagem que é interessante também. Nesse tipo de modelo o cuidado com as proporções do corpo é extremamente importante. A topologia não foi preparada para animação, mas mesmo assim é feito um estudo com as proporções, antes que a modelagem inicie.

Bem, recomendo a visita para qualquer artista já que o tutorial é muito bom. Os conceitos abordados podem ser facilmente aproveitados em outras ferramentas 3D como o 3ds Max e o Blender.

Para conferir o tutorial, visite esse endereço no CG Arena.