A maioria dos artistas hoje em dia só esta interessado em tutoriais e textos que ensinem a produzir efeitos mirabolantes, animações e efeitos visuais em ferramentas de modelagem e pintura. Poucos se interessam por história da informática, sendo esse assunto inclusive apresentado com certa resistência, em aulas e apresentações. Saiba que esse é um tópico muito importante, para qualquer profissional. Assim como em eventos históricos, podemos aprender muito com os erros e acertos, cometidos por empresas e profissionais ao longo do tempo.

Para as pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre a história da computação gráfica, além da sua relação com a animação, existe um web site muito interessante da universidade de Ohio, mostrando a evolução tecnológica da informática. Com enfoque na computação gráfica e animação.

História da computação gráfica e animação

O material é dividido em capítulos, sendo que o texto começa explicando como surgiu o computador, assim como as aplicações militares da computação gráfica. O que se mostra como sendo um padrão para quase tudo na história, até da informática. Os processos de visualização e animação primeira aparecem como aplicações militares, para depois de certo tempo aparecer aplicações na esfera civil.

As coisas começaram a ficar mais profissionais, na esfera civil com o aparecimento de empresas especializadas em produzir material de computação gráfica, para comerciais e filmes. Algumas produções clássicas como Tron, exigiram que as empresas tivessem que reunir forças para produzir todas as seqüências filme. Coisa que acontece até os dias de hoje, com os efeitos especiais sendo elaborados por várias empresas ao mesmo tempo. Com o avanço dessa tecnologia gráfica, hoje com os computadores que temos em casa, poderíamos facilmente elaborar os mesmos efeitos produzidos para Tron.

Hoje em dia ainda é assim, a maioria dos aplicativos gráficos de última geração são usados primeiro pelos militares em simulações, para depois a tecnologia ser liberada para uso comercial. Com certeza a próxima geração de aplicativos gráficos e hardware já existem em instalações militares, depois e certo tempo aparece algo melhor e a tecnologia pode ser usada para fins civis.

Como o texto é dividido em vinte capítulos, não vou me prolongar na descrição de cada um deles. Uma parte que pode interessar aos artistas mais recentes é o surgimento das grandes empresas desenvolvedoras de ferramentas gráficas como Alias, Softimage entre outras. O processo culmina com a popularização das ferramentas de animação e computação gráfica.

Se você precisa fazer algum tipo de pesquisa sobre o assunto, se prepare, pois o material é muito bom. Caso você seja um artista, não deixe de conhecer como essa indústria começou a se desenvolver. Visite esse link para conhecer a história da computação gráfica e da animação.