Clicky

História da computação gráfica e animação

A maioria dos artistas hoje em dia só esta interessado em tutoriais e textos que ensinem a produzir efeitos mirabolantes, animações e efeitos visuais em ferramentas de modelagem e pintura. Poucos se interessam por história da informática, sendo esse assunto inclusive apresentado com certa resistência, em aulas e apresentações. Saiba que esse é um tópico muito importante, para qualquer profissional. Assim como em eventos históricos, podemos aprender muito com os erros e acertos, cometidos por empresas e profissionais ao longo do tempo.

Para as pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre a história da computação gráfica, além da sua relação com a animação, existe um web site muito interessante da universidade de Ohio, mostrando a evolução tecnológica da informática. Com enfoque na computação gráfica e animação.

História da computação gráfica e animação

O material é dividido em capítulos, sendo que o texto começa explicando como surgiu o computador, assim como as aplicações militares da computação gráfica. O que se mostra como sendo um padrão para quase tudo na história, até da informática. Os processos de visualização e animação primeira aparecem como aplicações militares, para depois de certo tempo aparecer aplicações na esfera civil.

As coisas começaram a ficar mais profissionais, na esfera civil com o aparecimento de empresas especializadas em produzir material de computação gráfica, para comerciais e filmes. Algumas produções clássicas como Tron, exigiram que as empresas tivessem que reunir forças para produzir todas as seqüências filme. Coisa que acontece até os dias de hoje, com os efeitos especiais sendo elaborados por várias empresas ao mesmo tempo. Com o avanço dessa tecnologia gráfica, hoje com os computadores que temos em casa, poderíamos facilmente elaborar os mesmos efeitos produzidos para Tron.

Hoje em dia ainda é assim, a maioria dos aplicativos gráficos de última geração são usados primeiro pelos militares em simulações, para depois a tecnologia ser liberada para uso comercial. Com certeza a próxima geração de aplicativos gráficos e hardware já existem em instalações militares, depois e certo tempo aparece algo melhor e a tecnologia pode ser usada para fins civis.

Como o texto é dividido em vinte capítulos, não vou me prolongar na descrição de cada um deles. Uma parte que pode interessar aos artistas mais recentes é o surgimento das grandes empresas desenvolvedoras de ferramentas gráficas como Alias, Softimage entre outras. O processo culmina com a popularização das ferramentas de animação e computação gráfica.

Se você precisa fazer algum tipo de pesquisa sobre o assunto, se prepare, pois o material é muito bom. Caso você seja um artista, não deixe de conhecer como essa indústria começou a se desenvolver. Visite esse link para conhecer a história da computação gráfica e da animação.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. kidmais 06/11/2007 em 12:05 pm

    gostaria de entrar em contato para saber mais a respeito do seu trabalho.
    Não entendo absolutamente nada de 3D, estou começando do 0, aliás do 1, pois já baixei o blender aqui.

  2. Allan Brito 06/11/2007 em 12:16 pm

    Olá,

    Você poderia começar fazendo um dos cursos em http://ead.allanbrito.com

    Lá existe um curso básico de Blender totalmente gratuito.

    Abraços

  3. Victor Silva 07/11/2007 em 12:25 pm

    Excelente dica Allan! Estive procurando um tempo atrás algum material sobre a história da computação gráfica e não encontrei nada muito detalhado. Certamente irei ler com mais calma o conteúdo do site que você indicou.

    Abraço!

  4. Allan Brito 07/11/2007 em 1:23 pm

    Oi Victor,

    O material é muito bom mesmo.

    E o seu site?? Alguma notícia?

    Abraços

  5. Idelson 07/11/2007 em 8:29 pm

    Eu digo a mesma coisa que o nosso amigo kidmais, porém eu irei começar do 0 porque ainda não consegui instalar o blender. Não sei o que acontece, quando eu inicio o blender após a instalação ele da erro. Não sei o que fazer…
    HELP! 😛

  6. kidmais 08/11/2007 em 2:14 pm

    eu naum manjo muito de erros, tenta copiar o erro e colar aqui, uma dica pra começar é baixar o podcast, ficou bem legal e ajuda bem pra ter uma primeira impressão. O segundo passo que vou tomar é comprar o livro, eu aprendo muito lendo, a um tempo atrás não sabia nadinha de web, só de ler jah aprendi muiiiito, da uma olhada no ultimo site q eu fiz aqui pra firma que eu trabalho “www.companygraf.com.br”;

    Acho q depois de ler o livro, vamos ver o quanto eu consigo arrancar do blender

    Abraços.

  7. Victor Silva 09/11/2007 em 6:58 pm

    Allan,

    Infelizmente ainda nenhuma novidade concreta do site. Tô finalizando uns trabalhos e assim que terminá-los irei resolver essa questão. Agradeço mais uma vez seu interesse!

    Abraço!

  8. Caio Conrad Le Petit Costa 18/04/2009 em 11:37 am

    Bom Dia, Allan!
    Estou no meu último ano de faculdade e decidi fazer o meu TCC na área de modelagem 3D – Blender 3D, gostaria de saber se você teria algum material ou alguma dica e se poderia passar algum contato, para que posso me dar uma dica e até para que no final eu possa mostrar o resultado final.

    Muito Obrigado

    Aguardo resposta

Deixar Um Comentário