Está disponível para download a edição de número 6 da revista eletrônica CG Chosen, que fala sobre computação gráfica e design. Para quem não acompanha, essa é uma publicação do portal 3dm3.com. Todos os números da revista apresentam um tema, sendo que o assunto escolhido para essa edição é a criação de robôs. Temos vários artigos sobre a criação de cenas com robôs e artistas de alta qualidade envolvidos. No total temos uma entrevista e cinco cenas analisadas em detalhes, destrinchando o seu processo de configuração e produção.

Como a revista está em inglês, farei um breve resumo sobre os assuntos abordados, caso você tenha interesse em saber mais sobre algum dos assuntos, faça o download da mesma.

CG Chosen 6: Revista gratuito sobre computação gráfica

Essa é a lista de artigos desse número:

  • Entrevista com Axel Medellin: Essa é uma entrevista com um ilustrador de robôs para filmes e histórias em quadrinhos. No artigo são mostrados alguns dos trabalhos dele, que são muito detalhados.
  • Battlefiled: Aqui temos um Making of de uma cena futurista, com um robô autônomo de estilo militar. Essa cena foi toda produzida no 3ds Max. O artigo é curto, mas com ele podemos ter uma boa idéia da composição usada pelo artista. A cena em 3d é relativamente simples, mas depois que ela foi mesclada com o fundo a aparência mudou completamente. O resultado é um ambiente complexo e cheio de detalhes.
  • Beholder: O robô aqui é um veículo de transporte também futurista. Para quem gosta de 3d misturado com ilustração, esse tutorial é interessante. O artista cria um modelo base no 3ds Max, para depois pintar sobre a imagem.
  • Refueling: Aqui temos uma mistura de elementos futuristas e da segunda grande guerra. O artista criou um tanque futurista, que supostamente serviu os alemães. Esse tutorial mostra de maneira excelente o processo de produção da cena, com detalhes sobre os conceitos básicos e os estudos para o posicionamento dos objetos e câmera. Tudo é feito no 3ds Max.
  • Caterpillar: Esse é um artigo que mostra um método mais tradicional de pintura, resultando em uma belíssima imagem. O artista desenha tudo na mão e passa por um scanner, para depois pintar no Photoshop.
  • Prolog: Mais um exemplo de pintura digital, mas os detalhes e escala da cena são maiores que o artigo anterior.
  • Artigo intitulado Lord Retro: Esse artigo fala sobre o lançamento de um jogo, chamado Lord Retro. Não existem detalhes ou informações sobre a produção.

Como você pode ver a variedade de ferramentas é grande. Para fazer o download da revista, visite esse endereço no 3dm3.com, lembrando que se você tem uma conexão lenta, se prepara para fazer o download de aproximadamente 38MB.

Como é possível perceber pelos artigos, o material da revista interessa mais aos usuários do Photoshop e 3ds Max, mas quem usa Blender ou outra suíte 3D, pode se beneficiar, com os conceitos e técnicas apresentadas. Nunca é demais conhecer o trabalho de outros artistas.