Sempre que ministro aulas sobre a elaboração de maquetes eletrônicas acabo percebendo, que às vezes, os alunos têm um foco muito centrado na parte técnica do software, mas acabam esquecendo de estudar um pouco de arquitetura. Saber como elaborar um bom cenário ou aplicar iluminação global em um ambiente pode não ser suficiente. Antes de começar a trabalhar com as maquetes, o profissional precisa receber o projeto. Principalmente se ele quiser prestar serviços para arquitetos ou engenheiros, que passam os projetos no formato CAD, com algumas poucas descrições adicionais.

O problema é que existem muitos termos técnicos, comuns a projetos arquitetônicos que podem literalmente acabar com a credibilidade de um profissional. Lembre que se você for prestar serviços para um escritório de projetos, ele não vai querer saber se você renderizou a cena com GI ou Radiosidade. Mas ele vai querer o seu projeto representado de maneira correta.

Para grandes projetos, temos geralmente disponíveis os memoriais descritivos da obra que tem por escrito a descrição de quase tudo. Para projetos pequenos, as coisas acabam sendo passadas em reuniões mesmo, com o autor do projeto. Para conversar com os autores, sem passar vergonha, o profissional que pretende fazer a maquete precisa de um mínimo de conhecimento nos termos técnicos.

Você pode até estar se perguntando, mas saber desenho técnico não é suficiente? Na verdade não. Esses termos são muito utilizados na hora de falar sobre materiais e texturas. Quando perguntamos aos autores sobre a lista de materiais, eles acabam passando, em texto, uma lista com o nome do elemento e o material. Então teremos, por exemplo, pilares com um tipo de material e colunas com outro. Quem sabe a soleira com outro tipo de material, para as bandeiras das esquadrias um painel de vidro.

Entendeu? Esses são apenas alguns dos termos mais usados. Mas o que fazer para ajudar? Se formar em arquitetura? Na verdade existe uma maneira de estudar um pouco esses termos, para se familiarizar com os elementos dos projetos arquitetônicos. Assim como eu fiz como Neufert, sempre indico um ótimo livro que tenho sobre o assunto. O nome do livro é Dicionário Visual de Arquitetura, que mostra o nome dos principais elementos existentes nas edificações de maneira visual. Por exemplo, ele mostra os detalhes das treliças para o madeiramento de telhados.

Dicionário Visual de Arquitetura

Tenho esse livro desde a época da faculdade, sendo de grande ajuda, mesmo para alguém formado em arquitetura.

Para que você tenha uma idéia sobre os temos abordados no livro, o autor explica até os termos técnicos sobre os projetos da época clássica.

Dicionário Visual de Arquitetura - Eu tenho…

Se você quer mesmo trabalhar com visualização arquitetônica, mas não pretende fazer uma faculdade de arquitetura, recomendo comprar e ter sempre a mão esse livro. Assim será possível discutir e identificar os elementos arquitetônicos de maneira mais fácil.