Todos que trabalham com 3D, provavelmente devem ter conhecido ou visto imagens produzidas com o V-Ray, que é sem sombra de dúvida um dos renderizadores mais famosos e utilizados para visualização arquitetônica, em conjunto com o 3ds Max. A empresa que desenvolve o V-Ray quer expandir sua base de usuários, por isso está lançando versões do renderizador compatíveis com Sketchup, Rhino, Cinema 4D e agora Maya. Calma, eles não querem dominar o mundo, para isso teriam que lançar uma versão compatível com o Blender! Deixando a brincadeira de lado, a versão do V-Ray para o Maya atende a um pedido antigo dos usuários dessa ferramenta que gostariam de usar o Maya e renderizar com o V-Ray, que é indubitavelmente mais leve e rápido que o Mental Ray.

Maya e V-Ray

Se você é usuário do Maya e quer aprender como usar o V-Ray, essa semana foi publicado um tutorial sobre como usar o V-Ray em conjunto com o Maya. Como o tutorial está em inglês, resolvi fazer, como de costume, um pequeno resumo dos principais assuntos que ele aborda.

O tuturial começa orientando o usuário a fazer o download do V-Ray no web site oficial da chaosgroup, para depois realizar a instalação. Depois que o renderizador estiver devidamente instalado, precisamos habilitar o uso do V-Ray dentro do Maya.

Para isso acione o menu Window, depois escolha Settings e então preferences. Isso fará uma janela de configuração aparecer, nessa janela verifique se para o “vrayformayaxx.mll” está marcado como loaded. Assim podemos ter certeza que o renderizador está carregado. Se você quiser que o V-Ray seja iniciado todas as vezes que o Maya for inciado, marque a opção Autoload.

Pronto! Agora que o V-Ray está carregado e habilitado dentro do Maya é possível usar as suas opções, materiais e luzes para renderizar. Por exemplo, no HyperShade do Maya teremos a opção de materiais do V-Ray. Para alterar as opções do render, abra o render settings e escolha as configurações próprias do V-Ray, como GI, AA e o Sky.

Ainda não tive oportunidade de fazer um teste com o Maya PLE e o V-Ray para ver se funcionam, mas provavelmente devem funcionar sim.