Clicky

Integração entre o Maya e V-Ray

Todos que trabalham com 3D, provavelmente devem ter conhecido ou visto imagens produzidas com o V-Ray, que é sem sombra de dúvida um dos renderizadores mais famosos e utilizados para visualização arquitetônica, em conjunto com o 3ds Max. A empresa que desenvolve o V-Ray quer expandir sua base de usuários, por isso está lançando versões do renderizador compatíveis com Sketchup, Rhino, Cinema 4D e agora Maya. Calma, eles não querem dominar o mundo, para isso teriam que lançar uma versão compatível com o Blender! Deixando a brincadeira de lado, a versão do V-Ray para o Maya atende a um pedido antigo dos usuários dessa ferramenta que gostariam de usar o Maya e renderizar com o V-Ray, que é indubitavelmente mais leve e rápido que o Mental Ray.

Maya e V-Ray

Se você é usuário do Maya e quer aprender como usar o V-Ray, essa semana foi publicado um tutorial sobre como usar o V-Ray em conjunto com o Maya. Como o tutorial está em inglês, resolvi fazer, como de costume, um pequeno resumo dos principais assuntos que ele aborda.

O tuturial começa orientando o usuário a fazer o download do V-Ray no web site oficial da chaosgroup, para depois realizar a instalação. Depois que o renderizador estiver devidamente instalado, precisamos habilitar o uso do V-Ray dentro do Maya.

Para isso acione o menu Window, depois escolha Settings e então preferences. Isso fará uma janela de configuração aparecer, nessa janela verifique se para o “vrayformayaxx.mll” está marcado como loaded. Assim podemos ter certeza que o renderizador está carregado. Se você quiser que o V-Ray seja iniciado todas as vezes que o Maya for inciado, marque a opção Autoload.

Pronto! Agora que o V-Ray está carregado e habilitado dentro do Maya é possível usar as suas opções, materiais e luzes para renderizar. Por exemplo, no HyperShade do Maya teremos a opção de materiais do V-Ray. Para alterar as opções do render, abra o render settings e escolha as configurações próprias do V-Ray, como GI, AA e o Sky.

Ainda não tive oportunidade de fazer um teste com o Maya PLE e o V-Ray para ver se funcionam, mas provavelmente devem funcionar sim.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. […] Você quer saber como fazer para usar o V-Ray em conjunto com o SketchUp? Para quem queria descobrir como realizar essa integração, agora existe um tutorial, que mostra em detalhes todo o processo de configuração necessário para fazer as duas ferramentas “se comunicarem”. O tutorial foi publicado no mesmo web site, que já havia mostrado como fazer a integração entre o V-Ray e o Maya. […]

  2. aline 18/11/2008 em 12:41 am

    olá preciso muito de uma ajuda… onde eu salvo o vray, em q pasta? na pasta sketchup?? alguem tem tutoriais básicos de como usar o render…. eu tentei instalar… na hora de selecionar o objeto e clicar com o botão direito não aparece a opção create material… o q será q tem de errado??? alguem poderia me ajudar ….

    agradeço desde já

  3. aloisio 11/08/2009 em 2:25 pm

    boa tarde, eu tenho o sketchup pro 7+ v-ray, mas estou com problemas no uso, qdo renderizo aimagem fica toda granulada, existe algum manual, ou tutorial pra esse sketchup em especial? obrigado

  4. Ary 14/10/2010 em 2:54 pm

    Ola na verdade o vray é tao bom quanto o mr. Em rapidez não é verdade que é mais rapido, depende se vc sabe oque esta fazendo. Igual dizer que Mr é mais rapido em raytracer que Renderman, se vc não sabe oque esta fazendo e isso que vc terá.Geralmente isso é por causa de usuários que usam somente botões e presets.Oque literalmente não condiz com a realidade do software.Por este motivo a Pixar inventou Renderman for Maya para usuários que não sabem usar Renderman, e renderman Studio para quem sabe.Abrassos

  5. Aleson 13/01/2014 em 11:38 am

    Link off

Deixar Um Comentário