Integração entre o Maya e V-Ray

Todos que trabalham com 3D, provavelmente devem ter conhecido ou visto imagens produzidas com o V-Ray, que é sem sombra de dúvida um dos renderizadores mais famosos e utilizados para visualização arquitetônica, em conjunto com o 3ds Max. A empresa que desenvolve o V-Ray quer expandir sua base de usuários, por isso está lançando versões do renderizador compatíveis com Sketchup, Rhino, Cinema 4D e agora Maya. Calma, eles não querem dominar o mundo, para isso teriam que lançar uma versão compatível com o Blender! Deixando a brincadeira de lado, a versão do V-Ray para o Maya atende a um pedido antigo dos usuários dessa ferramenta que gostariam de usar o Maya e renderizar com o V-Ray, que é indubitavelmente mais leve e rápido que o Mental Ray.

Maya e V-Ray

Se você é usuário do Maya e quer aprender como usar o V-Ray, essa semana foi publicado um tutorial sobre como usar o V-Ray em conjunto com o Maya. Como o tutorial está em inglês, resolvi fazer, como de costume, um pequeno resumo dos principais assuntos que ele aborda.

O tuturial começa orientando o usuário a fazer o download do V-Ray no web site oficial da chaosgroup, para depois realizar a instalação. Depois que o renderizador estiver devidamente instalado, precisamos habilitar o uso do V-Ray dentro do Maya.

Para isso acione o menu Window, depois escolha Settings e então preferences. Isso fará uma janela de configuração aparecer, nessa janela verifique se para o “vrayformayaxx.mll” está marcado como loaded. Assim podemos ter certeza que o renderizador está carregado. Se você quiser que o V-Ray seja iniciado todas as vezes que o Maya for inciado, marque a opção Autoload.

Pronto! Agora que o V-Ray está carregado e habilitado dentro do Maya é possível usar as suas opções, materiais e luzes para renderizar. Por exemplo, no HyperShade do Maya teremos a opção de materiais do V-Ray. Para alterar as opções do render, abra o render settings e escolha as configurações próprias do V-Ray, como GI, AA e o Sky.

Ainda não tive oportunidade de fazer um teste com o Maya PLE e o V-Ray para ver se funcionam, mas provavelmente devem funcionar sim.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Integração entre o Maya e V-Ray”

  1. olá preciso muito de uma ajuda… onde eu salvo o vray, em q pasta? na pasta sketchup?? alguem tem tutoriais básicos de como usar o render…. eu tentei instalar… na hora de selecionar o objeto e clicar com o botão direito não aparece a opção create material… o q será q tem de errado??? alguem poderia me ajudar ….

    agradeço desde já

  2. boa tarde, eu tenho o sketchup pro 7+ v-ray, mas estou com problemas no uso, qdo renderizo aimagem fica toda granulada, existe algum manual, ou tutorial pra esse sketchup em especial? obrigado

  3. Ola na verdade o vray é tao bom quanto o mr. Em rapidez não é verdade que é mais rapido, depende se vc sabe oque esta fazendo. Igual dizer que Mr é mais rapido em raytracer que Renderman, se vc não sabe oque esta fazendo e isso que vc terá.Geralmente isso é por causa de usuários que usam somente botões e presets.Oque literalmente não condiz com a realidade do software.Por este motivo a Pixar inventou Renderman for Maya para usuários que não sabem usar Renderman, e renderman Studio para quem sabe.Abrassos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *