Fxguidetv 18: Efeitos especiais na Índia

Essa semana foi lançado mais um número do fxguide TV, um videocast regular que fala sobre a indústria da computação gráfica e efeitos especiais. No episódio 18, eles abordam um assunto muito interessante, que não vemos muito nos web sites especializados em computação gráfica. Eles falam sobre o avançando da indústria da computação gráfica e efeitos na Índia, com um enorme aumento na demanda por parte de agências e estúdios locais. Para exemplificar o crescimento desse mercado, eles entrevistam dois artistas de uma empresa chamada Prime Focus, especializada em efeitos especiais.

Fxguide TV

Mas calma, antes que você esteja achando que o material é uma análise sobre o mercado, a entrevista acaba se transformando em um pequeno making of, com imagens de dois comerciais de TV, produzidos pela Prime Focus.

Tirando o fato de a cultura indiana ser muito diferente da nossa, a concepção do comercial é muito interessante, mesclando elementos reais com montagens e modelos 3D.

Como parte da explicação técnica sobre como as imagens foram compostas, os entrevistados descrevem como foram feitas as cenas. Toda a separação de luz com diferentes passagens na renderização para a posterior composição está lá. Assim como os efeitos e montagens com Chroma Key, mesclando de maneira muito interessante os elementos e efeitos. Assista ao comercial, ele é ao mesmo tempo diferente do que estamos acostumados.

Depois eles ainda mostram um comercial do Xbox 360, também seguindo a mesma linha de mistura e enredo usando a cultura indiana. Mas para esse comercial eles não mostram nenhuma reportagem especial.

No final do programa, que sempre é reservado a alguma dica de software ou ferramenta de composição, dessa vez eles mostram como usar o Compressor da Apple, para compactar arquivos Quicktime. Inclusive eles usam como exemplo o próprio fxguide TV, como exemplo. Se você tem curiosidade em saber, como fazer arquivos quicktime, com alta qualidade e pouco tamanho, essa dica é ótima.

Se você quiser fazer o download do videocast, visite o fxguide e copie o arquivo. Antes de visitar o fxguide, devo alertar que o arquivo é grande, no total são quase 103 MB de tamanho.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *