Essa semana foi lançado mais um número do fxguide TV, um videocast regular que fala sobre a indústria da computação gráfica e efeitos especiais. No episódio 18, eles abordam um assunto muito interessante, que não vemos muito nos web sites especializados em computação gráfica. Eles falam sobre o avançando da indústria da computação gráfica e efeitos na Índia, com um enorme aumento na demanda por parte de agências e estúdios locais. Para exemplificar o crescimento desse mercado, eles entrevistam dois artistas de uma empresa chamada Prime Focus, especializada em efeitos especiais.

Fxguide TV

Mas calma, antes que você esteja achando que o material é uma análise sobre o mercado, a entrevista acaba se transformando em um pequeno making of, com imagens de dois comerciais de TV, produzidos pela Prime Focus.

Tirando o fato de a cultura indiana ser muito diferente da nossa, a concepção do comercial é muito interessante, mesclando elementos reais com montagens e modelos 3D.

Como parte da explicação técnica sobre como as imagens foram compostas, os entrevistados descrevem como foram feitas as cenas. Toda a separação de luz com diferentes passagens na renderização para a posterior composição está lá. Assim como os efeitos e montagens com Chroma Key, mesclando de maneira muito interessante os elementos e efeitos. Assista ao comercial, ele é ao mesmo tempo diferente do que estamos acostumados.

Depois eles ainda mostram um comercial do Xbox 360, também seguindo a mesma linha de mistura e enredo usando a cultura indiana. Mas para esse comercial eles não mostram nenhuma reportagem especial.

No final do programa, que sempre é reservado a alguma dica de software ou ferramenta de composição, dessa vez eles mostram como usar o Compressor da Apple, para compactar arquivos Quicktime. Inclusive eles usam como exemplo o próprio fxguide TV, como exemplo. Se você tem curiosidade em saber, como fazer arquivos quicktime, com alta qualidade e pouco tamanho, essa dica é ótima.

Se você quiser fazer o download do videocast, visite o fxguide e copie o arquivo. Antes de visitar o fxguide, devo alertar que o arquivo é grande, no total são quase 103 MB de tamanho.