A plataforma padrão para se criar jogos de tiro para internet é sem sombra de dúvida o Flash, mas maioria dos usuários ainda tem dificuldade em criar esse tipo de aplicativo multimídia, devido a sua complexidade. Quando o tipo de interatividade é mais complexa, então ai é que o pessoal acaba ficando confuso, pela grande quantidade de cálculos, trigonometria e conhecimentos em geometria envolvidos. Lembro que uma vez tentei passar em uma aula, um pequeno exercício de como fazer um jogo do tipo plataforma. Mas o resultado não foi muito bom, devido à matemática envolvida no processo, os alunos acabaram não aproveitando muito. O que eles gostaram mesmo foi de jogar!

Se você tem interesse em aprender como é possível elaborar um jogo em Flash, a lynda.com lançou um curso específico sobre o assunto, mostrando como elaborar jogos com o Flash CS3 e o ActionScript 3.

Jogos em Flash

O curso é dividido em capítulos, cada capítulo é dedicado a um tipo específico de jogo. Se você já tem algum conhecimento sobre Flash ou ActionScript pode aplicar diretamente o processo usado pelo professor. Caso não conheça, pode aprender um pouco como funciona o processo.

Como o curso é pago, o pessoal da lynda.com resolveu disponibilizar o primeiro capítulo como exemplo. Isso mesmo! Você pode assistir às aulas do primeiro capítulo, que aborda a criação de um jogo de tiro. O jogo funciona assim, um objeto se movimenta aleatoriamente pela tela. Precisamos acertar um tiro nesses objetos, movendo o cursor do mouse para posicionar a mira. Assim que ele estiver sobre o objeto, pressionamos o botão esquerdo do mouse para atirar.

O conceito é simples, mas com isso é possível aprender muita coisa. Por exemplo, como mover objetos pela tela de maneira aleatória. Assim como elaborar a interação entre os objetos e os tiros.

No total são cinco os jogos abordados, cada um com uma aula específica, mostrando todos os passos para a conclusão do projeto.

Aproveite a oportunidade para assistir a essa aula, de maneira gratuita e aprenda como funciona a criação de jogos com Flash. Visite esse endereço na lynda.com para acessar o curso.