A melhor maneira de disponibilizar uma ferramenta, com intuito de ganhar novos usuários é com a licença de aprendizagem pessoal, chamada de Personal Learning Editon. Por enquanto, esse tipo de licença ainda não é adotada pela grande maioria, das empresas que desenvolvem software. Na área gráfica, algumas das ferramentas mais importantes são oferecidas com esse tipo de licença, como o Maya PLE, Vue 6 PLE e Toon Boom PLE.

Na última semana foram disponibilizadas várias ferramentas para download de avaliação, algumas deles inclusive em modelos próximos ao PLE, mas ainda temos na sua grande maioria os famosos limites de uso por 30 dias. Esse limite de uso é ineficiente, o artista não consegue explorar o potencial criativo de uma ferramenta em apenas 30 dias. Já pensou tentar transferir um dos seus projetos para essa nova ferramenta, tendo que aprender a usar ao mesmo tempo? Em 30 dias, ainda mais sem parar de trabalhar. É completamente impossível!

Estudando…

Se você quiser arriscar, na última semana as seguintes ferramentas foram disponibilizadas para download de avaliação:

  • Luxology Modo 301: Aqui temos umas das ferramentas mais interessantes para modelagem e criação de cenas. As suas ferramentas revolucionárias fazem com que vários artistas, criem seus modelos no Modo para depois renderizar e animar em outras ferramentas. Você pode fazer o download para testes por 30 dias, nesse link.
  • Softimage XSI Essentials: O Softimage é uma ótima ferramenta de animação e modelagem. Infelizmente ele não é muito usado no Brasil, mas mesmo assim vale o download para os curiosos. Quem sabe assim você não descobre o motivo, que fez o Blur estúdio migrar do 3ds Max para o Softimage. Para fazer o download, visite esse endereço na Softimage, sendo que o modelo de licença é o teste por 30 dias.
  • Sidefx Houdini Apprentice: Uma das mais poderosas ferramentas de animação e modelagem, disponível para testes no formato PLE. Essa versão pode ser usada sem restrição de tempo, apenas para fins educacionais. Existem versões para Windows e Linux! Faça o download visitando o web site da sidefx.
  • Pixologic Zbrush: Essa ferramenta é praticamente uma unanimidade entre os modeladores que usam técnicas de escultura digital. O Zbrush é usado em conjunto com outras ferramentas, para que as suas esculturas possam ser animadas e integradas a outras cenas. Você pode fazer o download em caráter de teste, usando a ferramenta por 30 dias de maneira gratuita. Visite o web site da Pixologic para copiar o ZBrush.

Se você tem curiosidade em aprender novas ferramentas, pode fazer o download e testar. Claro que tudo tem um preço, essas ferramentas são oferecidas com o intuito que o artista compre uma licença no futuro.

Para escapar disso, você pode começar a investir no Blender! Isso mesmo, que é totalmente gratuito e pode suprir praticamente todas as suas necessidades. Não custa nada fazer um teste com ele também!