Ontem publiquei um tutorial, produzido por um usuário da comunidade hispânica do Blender. O tutorial abordava o uso do Blender e do Indigo, com o Blendigo. Além desse tutorial, o usuário chamado afecelis também elaborou uma série de vídeos, ensinando a usar o Script Rib Mosaic com o renderizador 3delight. O 3delight é mais um renderizador baseado no RenderMan. Para quem não conhece, o RibMosaic é um script desenvolvido para o Blender, capaz de exportar cenas do Blender no formato compatível com o RenderMan.

O 3delight é um renderizador, Assim como no tutorial do Indigo, o autor produziu vários vídeos explicando como fazer a interação.

Antes de fazer o download, devo alertar sobre uma coisa relativa a esses tutoriais. O nível de complexidade aqui é maior, sendo necessário fazer vários ajustes e configurações em programas e shaders. Já fiz o download dos vídeos, mas ainda não tive como fazer os testes completos.

Blender e Rib Mosaic

Mas se você estiver com tempo e curiosidade, recomendo fazer o download de todos os recursos oferecidos e testar. No mínimo será um aprendizado, em novas ferramentas.

Aqui temos no total cinco vídeos, divididos nas seguintes partes:

  1. Esse vídeo mostra uma introdução ao tutorial e também serve como guia de instalação do 3delight.
  2. Aqui temos uma demonstração de como instalar e usar o Script Rib Mosaic no Blender. A introdução sobre os principais parâmetros é fundamental para seguir no tutorial.
  3. O terceiro vídeo mostra a configuração dos shaders para o 3delight.
  4. Agora é necessário configurar os shaders necessários para uma posterior renderização. Esse vídeo aborda a criação desses materiais, usando uma ferramenta muito interessante, chamada ShaderMan.
  5. Com tudo pronto agora é necessário exportar e cena com o Rib Mosaic, para que depois a mesma cena seja renderizada com o 3delight.

Já haviam solicitado um tutorial, explicando como funciona esse script. Como estava sem tempo para fazer o tutorial, esses vídeos em espanhol devem ajudar muito, os usuários interessados em usar um renderizador baseado no RenderMan.

Antes que eu esqueça, o 3delight não é nada fraco! Entre os seus créditos, podemos encontrar produções de peso como Superman, quarteto fantástico e outros. Para saber mais, visite o web site oficial do 3delight.