Caso você não lembre o pessoal do Mortage Studio, publica periodicamente tutoriais sobre modelagem com o Blender. Alguns desses tutoriais são completos e envolvem técnicas avançadas, para usuários mais experientes. Pois agora eles resolveram elaborar um vídeo tutorial, voltado a usuários menos experientes, com o intuito de mostrar o processo de modelagem por subdivisão, para criar um personagem. O vídeo tem no total 22 minutos e aborda todos os comandos básicos, necessários para elaborar esse tipo de modelo. Se você já sabe elaborar personagens, talvez aprenda só um novo fluxo de trabalho. Mas mesmo assim, vale o download para conhecer como eles fazem os modelos 3D.

Tutorial Blender - Personagens

Como vários tutoriais que abordam a modelagem por subdivisão, tudo começa com uma forma primitiva, nesse caso um cubo. Usando as técnicas próprias da modelagem por subdivisão:

  • Extrude: Acionado com a tecla E
  • Corte: Aqui é usado com freqüência o Face Loop Cut (CTRL+R)
  • Transformação: Teclas de atalho (G, R ou S) ou o Widget

O autor do tutorial trabalha no cubo, com sucessivos extrudes e ajustes na topologia até que o objeto ganhe a forma aproximada de um tórax. Como a modelagem por subdivisão, envolve a transformação e ajuste dos vértices, para deformar os objetos, observe atentamente as alterações realizadas no objeto. Assistir esse tipo de tutorial, só é produtivo se pudermos aprender e identificar as razões que levam o artista a fazer cada edição.

Um ponto complicado, que geralmente resulta em muitas dúvidas é a junção dos braços. O artista cria uma conexão interessante nos ombros, para poder fazer os modelos dos braços. A topologia do modelo já fica preparada para receber animações. Se você for seguir o tutorial depois, outro ponto importante para elaborar o modelo é a paciência. Isso mesmo! Muita gente acaba criando modelos com topologias pobres ou mal elaborados. Então vá com calma. Muito provavelmente o autor do tutorial elaborou esse modelo, várias vezes, até que o processo de modelagem fosse “automático”. Para ficar como ele, será necessário realizar o mesmo processo de repetição.

Ficou interessado? Para se precaver de possíveis problemas de tráfego com o download do arquivo, o autor disponibilizou o tutorial para download apenas por Torrent. Então é preciso usar um cliente da rede Torrent para o download. Visite esse endereço para acessar o link necessário para download.

Outro ponto importante, o arquivo está no container Matroska. Para reproduzir o tutorial é necessário possuir os softwares necessários para reproduzir esse tipo de arquivo. Caso você não tenha os arquivos necessários, pode fazer o download aqui.