Tutorial Blender: Introdução a modelagem de personagens

Caso você não lembre o pessoal do Mortage Studio, publica periodicamente tutoriais sobre modelagem com o Blender. Alguns desses tutoriais são completos e envolvem técnicas avançadas, para usuários mais experientes. Pois agora eles resolveram elaborar um vídeo tutorial, voltado a usuários menos experientes, com o intuito de mostrar o processo de modelagem por subdivisão, para criar um personagem. O vídeo tem no total 22 minutos e aborda todos os comandos básicos, necessários para elaborar esse tipo de modelo. Se você já sabe elaborar personagens, talvez aprenda só um novo fluxo de trabalho. Mas mesmo assim, vale o download para conhecer como eles fazem os modelos 3D.

Tutorial Blender - Personagens

Como vários tutoriais que abordam a modelagem por subdivisão, tudo começa com uma forma primitiva, nesse caso um cubo. Usando as técnicas próprias da modelagem por subdivisão:

  • Extrude: Acionado com a tecla E
  • Corte: Aqui é usado com freqüência o Face Loop Cut (CTRL+R)
  • Transformação: Teclas de atalho (G, R ou S) ou o Widget

O autor do tutorial trabalha no cubo, com sucessivos extrudes e ajustes na topologia até que o objeto ganhe a forma aproximada de um tórax. Como a modelagem por subdivisão, envolve a transformação e ajuste dos vértices, para deformar os objetos, observe atentamente as alterações realizadas no objeto. Assistir esse tipo de tutorial, só é produtivo se pudermos aprender e identificar as razões que levam o artista a fazer cada edição.

Um ponto complicado, que geralmente resulta em muitas dúvidas é a junção dos braços. O artista cria uma conexão interessante nos ombros, para poder fazer os modelos dos braços. A topologia do modelo já fica preparada para receber animações. Se você for seguir o tutorial depois, outro ponto importante para elaborar o modelo é a paciência. Isso mesmo! Muita gente acaba criando modelos com topologias pobres ou mal elaborados. Então vá com calma. Muito provavelmente o autor do tutorial elaborou esse modelo, várias vezes, até que o processo de modelagem fosse “automático”. Para ficar como ele, será necessário realizar o mesmo processo de repetição.

Ficou interessado? Para se precaver de possíveis problemas de tráfego com o download do arquivo, o autor disponibilizou o tutorial para download apenas por Torrent. Então é preciso usar um cliente da rede Torrent para o download. Visite esse endereço para acessar o link necessário para download.

Outro ponto importante, o arquivo está no container Matroska. Para reproduzir o tutorial é necessário possuir os softwares necessários para reproduzir esse tipo de arquivo. Caso você não tenha os arquivos necessários, pode fazer o download aqui.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Tutorial Blender: Introdução a modelagem de personagens”

  1. Parabéns Allan por essas excelentes iniciativas, graças ao seu blog é que venho encontrando materiais e referências para trabalhar com a ferramenta blender.
    Uma pequena dúvida: Não consegui assistir ao material disponível no site montage que tu colocaste no post.
    Tentei das formas que tu sugeriste mas não consegui. Se puderes me ajudar fico mais uma vez grato, pois modelagem de personagens é uma área que me interesa muito.

    Desde já agradeço!

    Dian Carlos Paiani

  2. Allan, o video que vc apresenta acima naum foi encontrado, vc poderia me ajuadar??POis a parte de modelagem de personagens é do meu interesse, se puder me ajudar, agradeço!

  3. olha cara eu não consigo nem mexer queria aprender a modelar o personagem só que vc me vem com um video em inglês?? é Brincadeira!!

  4. Olá, pessoal! Sou um apaixonado por desenhos. Gosto de fazer historias em quadrinhos e tenho um personagem próprio.Sou muito fã de animação 2D e 3D. Estou fazendo uma animação bem simples com o meu personagem a partir de uma aventura dele publicada na revista PRISMARTE. Mas o que eu gostaria mesmo é de aprender a modelar meu personagem ou qualquer outro em 3D. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *