Você quer saber como fazer para usar o V-Ray em conjunto com o SketchUp? Para quem queria descobrir como realizar essa integração, agora existe um tutorial, que mostra em detalhes todo o processo de configuração necessário para fazer as duas ferramentas “se comunicarem”. O tutorial foi publicado no mesmo web site, que já havia mostrado como fazer a integração entre o V-Ray e o Maya.

Para acessar o tutorial, visite esse endereço. O processo é simples, antes de mais nada, recomendo que você faça uma visita ao web site da ASGVIS, para fazer o download do V-Ray. Existe uma versão lá, que funciona por 30 dias e pode ser copiada, mediante o preenchimento de um cadastro.

SketchUp e V-Ray

Depois que o V-Ray estiver instalado no SketchUp, podemos encontrar as suas opções no menu Plugins. O artigo mostra claramente as opções existentes lá, para configurar os materiais, opções gerais e acionar a renderização pelo V-Ray.

Assim que estiver tudo configurado, o tutorial passa a mostrar individualmente cada opção de configuração. O primeiro passo é ajustar os materiais, para fazer isso o procedimento é muito simples. Crie qualquer forma no SketchUp, depois de essa forma estiver criada, clique com o botão direito do mouse sobre o objeto. No menu de opções, teremos na parte inferior a opção de materiais do V-Ray.

Para exemplificar como usar os materiais do V-Ray no SketchUp, o tutorial mostra como configurar uma superfície simples. Para complicar um pouco, o autor sugere a utilização de reflexões para adicionar mais sofisticação ao material.

O próximo passo é adicionar um Emissive layer, que funciona como um emissor de energia luminosa. Assim podemos criar no próprio SketchUp, materiais e objetos que emitem energia luminosa. Não preciso dizer que para visualização arquitetônica, esse tipo de opção é muito importante e abre um leque de oportunidades para iluminar a cena.

Em relação às luzes, essa versão do V-Ray apresenta dois tipos de luzes que são a VRayRecLight e a VRay Omni-directional. Ambas as luzes são abordadas rapidamente no tutorial.

No final do artigo o autor ainda aborda rapidamente outros parâmetros do V-Ray, e como eles se comportam com o SketchUp. Para uma introdução, o tutorial se mostra muito instrutivo e dá o pontapé inicial no uso da ferramenta. Se você tem interesse em aprender a integração, recomendo a leitura.

Se você não conhece o SketchUp, recomendo fazer uma visita ao meu curso gratuito sobre o SketchUp, em que ensino os comandos básicos. A grande popularidade do SketchUp entre arquitetos e projetistas, reside na sua facilidade e rapidez com que constrói os seus modelos.