Quem trabalha com ilustração, provavelmente já deve ter trabalhado com o processo de vetorização. Para quem nunca trabalhou, mas gostaria de saber do que se trata, vou explicar rapidamente o processo. Não existe segredo, o que se faz na vetorização é pagar uma imagem em bitmap (raster) e converter essa imagem para o formato vetorial. Depois que a imagem está no formato vetorial, podemos alterar a sua escala, de qualquer maneira sem perda de qualidade.

Esse tipo de tarefa é comum em gráficas rápidas e escritórios que trabalham com ilustração, como agências de publicidade e escritórios de arquitetura.

Estou escrevendo esse artigo para falar sobre um sistema, que pretende facilitar o processo de vetorização, chamado de VectorMagic. Com ele, podemos automatizar o processo.

Isso não seria novidade, se o sistema não fosse online e gratuito!

já existem várias ferramentas que realizam esse processo, como o Corel Trace e o Adobe Live Trace, mas nenhum deles é oferecido de maneira gratuita e que eu conheçca, sem versão online.

VectorMagic

O sistema é um projeto da universidade de Standford, sendo de uso liberado para qualquer pessoa interessada. Como o sistema é um projeto universitário, tentei encontrar alguma documentação mais detalhada, explicando como funciona o sistema, quem sabe um artigo científico, mas não existe nenhuma documentação.

Depois de ler o FAQ, descobri que os desenvolvedores planejam escrever um artigo sobre a tecnologia, mas ele ainda está em processo de elaboração.

Esses são os tipos de arquivo de imagem suportados:

  • JPG
  • GIF
  • PNG
  • TIF
  • BMP

Os arquivos de imagem podem ser convertidos para os seguintes formatos vetoriais:

  • EPS
  • SVG
  • PNG

Existe alguma limitação ao sistema? Sim, ele não suporta gradientes, por isso a sua imagem ou fotografia que for enviada para o VectorMagic, apresentará apenas cores sólidas na sua versão vetorizada.
Se você precisa realizar vetorizações complexas, ainda fica difícil migrar completamente para o VectorMagic. Além da falta dos gradientes, recursos como o OCR estão ausentes no sistema. Quem sabe no futuro com os upgrades no sistema, os desenvolvedores acabam adicionando esse recurso, assim teremos uma opção de peso para concorrer com o Live Trace e Corel Trace. Por enquanto, podemos aproveitar a conversão de vetores rápida e eficiente, para trabalhar as ilustrações no Inkscape. Faça um teste, mande uma fotografia para o sistema e tente ajustar depois no Inkscape!