Uma das tarefas mais complexas ou trabalhosas de se fazer com o Blender, quando estamos trabalhando com cenários reais é o ajuste de câmera, para poder inserir objetos virtuais em cenas reais. Por exemplo, quando temos uma fotografia e queremos inserir uma maquete eletrônica nessa foto, ou então objetos que estejam posicionados exatamente no plano principal da imagem. Esse tipo de tarefa é perfeitamente possível de ser executada, mas demandava certo trabalho para que o ajuste ficasse perfeito. Agora temos um script no Blender, chamado de BLenses que auxilia nessa tarefa!

BLens

Nota: Imagem gentilmente cedida por Chip Nyman

Esse script tenta simular no Blender, valores e propriedades de câmeras reais para que fique mais fácil simular os valores e propriedades das lentes. Assim o processo de ajuste fica muito mais fácil.

Devo confessar que ainda não tive oportunidade de colocar o Script em prática, mas depois de alguns testes á possível perceber que ele ajuda muito. Para instalar e usar o BLenses é necessário seguir algumas regras, que estão publicadas na documentação oficial, nesse mesmo endereço é possível fazer o download do Script.

  • O Script só funciona com uma câmera por vez. Para múltiplas câmeras, será necessário deixar a câmera ativa para que o Script possa fazer a manipulação. Selecione e a câmera e pressione CTRL+0.
  • Os arquivos do script devem ser posicionados nas pastas corretas, para que todas as opções estejam habilitadas.

Vejamos como instalar o Script, primeiro é necessário fazer o download do arquivo do BLenses. Depois, descompactamos os arquivos com extensão “.py” na pasta de scripts do Blender. Além desses dois arquivos, um terceiro arquivo com extensão cfg, deve ser copiado na pasta:

  • \Blender\.blender\scripts\bpydata\config

Esse arquivo armazena várias informações com configurações prontas de câmeras.

Agora vamos ao que interessa, como é que usamos o Script?

Primeiro precisamos abrir o Script que está localizado na janela de Scripts na pasta Wizards.

BLens - Acesso

Depois ajuste os valores para as propriedades da câmera. Se você trabalha com fotografia, os valores devem ser familiares. Assim que os valores forem ajustados, pressione o botão Calculate & Set FOV para que a câmera assuma os valores determinados.

BLens - Interface

Pronto! Agora a sua câmera exibe os valores corretos. Claro o uso do Script é mais complexo que isso, mas já será possível começar a trabalhar com ele, usando essa breve introdução. Sempre digo que é preciso entender um pouco de fotografia, para trabalhar com 3D. Isso ajuda no ajuste das cenas e também na configuração da iluminação, mas isso é outra história.