Qual a melhor opção para produzir imagens fotorealísticas com o SketchUp? Seria o V-Ray? Com certeza o V-Ray é a opção mais famosa e consolidada no mercado de computação gráfica. Mas para o SketchUp, existe um outro renderizador, exclusivo para a sua plataforma, que também não faz feito, e por um investimento muito menor. Esse renderizador se chama SU Podium, que pelas imagens exibidas na sua galeria, consegue fazer imagens com qualidade muito próxima ao V-Ray! Veja a diferença é gritante no preço também, uma licença do V-Ray custa quase oitocentos dólares, sendo que o SU Podium custa cento e oitenta dólares, produzindo praticamente os mesmos resultados.

SU Podium e SketchUp

Autor da imagem: Christ Haseldonckx

Para nós, usuários brasileiros, o SU Podium se mostra uma opção muito mais interessante que o V-Ray, devido à relação custo x benefício ser infinitamente melhor. Mas como é que ele funciona? Para ajudar aos usuários que tem interesse em aprender a usar essa incrível ferramenta, os desenvolvedores disponibilizaram uma série de tutoriais em vídeo no seu web site, mostrando vários aspectos do SU Podium. O acesso aos tutoriais é gratuito, então visite esse endereço e aproveite.

Essa é a lista com os assuntos abordados nos tutoriais:

  • Vídeo 1: Interface e controles básicos
  • Vídeo 2: Configurando a iluminação de uma cena interna
  • Vídeo 3: Configurando uma cena externa, com a fonte de iluminação sendo o sol
  • Vídeo 4: Opções necessárias para configurar luzes do tipo Omni
  • Vídeo 5: Renderização avançada com luzes do tipo Omni

Preste bastante atenção no primeiro vídeo, ele é que mostra os fundamentos necessários para usar a ferramenta.

Se você quiser testar o SU Podium, existe uma versão de testes disponível para download. Para minha grata surpresa o modelo de distribuição é no formato PLE, mas eles não chamam assim. Essa versão gratuita pode ser usada por tempo indeterminado, mas com algumas restrições.

A principal está no tamanho do render, que no máximo só pode gerar imagens com 500 por 500 pixels. O tamanho não é grande, mas para uma avaliação gratuita e por tempo indeterminado está ótimo!