Clicky

SU Podium: Renderização fotorealística para SketchUp

Qual a melhor opção para produzir imagens fotorealísticas com o SketchUp? Seria o V-Ray? Com certeza o V-Ray é a opção mais famosa e consolidada no mercado de computação gráfica. Mas para o SketchUp, existe um outro renderizador, exclusivo para a sua plataforma, que também não faz feito, e por um investimento muito menor. Esse renderizador se chama SU Podium, que pelas imagens exibidas na sua galeria, consegue fazer imagens com qualidade muito próxima ao V-Ray! Veja a diferença é gritante no preço também, uma licença do V-Ray custa quase oitocentos dólares, sendo que o SU Podium custa cento e oitenta dólares, produzindo praticamente os mesmos resultados.

SU Podium e SketchUp

Autor da imagem: Christ Haseldonckx

Para nós, usuários brasileiros, o SU Podium se mostra uma opção muito mais interessante que o V-Ray, devido à relação custo x benefício ser infinitamente melhor. Mas como é que ele funciona? Para ajudar aos usuários que tem interesse em aprender a usar essa incrível ferramenta, os desenvolvedores disponibilizaram uma série de tutoriais em vídeo no seu web site, mostrando vários aspectos do SU Podium. O acesso aos tutoriais é gratuito, então visite esse endereço e aproveite.

Essa é a lista com os assuntos abordados nos tutoriais:

  • Vídeo 1: Interface e controles básicos
  • Vídeo 2: Configurando a iluminação de uma cena interna
  • Vídeo 3: Configurando uma cena externa, com a fonte de iluminação sendo o sol
  • Vídeo 4: Opções necessárias para configurar luzes do tipo Omni
  • Vídeo 5: Renderização avançada com luzes do tipo Omni

Preste bastante atenção no primeiro vídeo, ele é que mostra os fundamentos necessários para usar a ferramenta.

Se você quiser testar o SU Podium, existe uma versão de testes disponível para download. Para minha grata surpresa o modelo de distribuição é no formato PLE, mas eles não chamam assim. Essa versão gratuita pode ser usada por tempo indeterminado, mas com algumas restrições.

A principal está no tamanho do render, que no máximo só pode gerar imagens com 500 por 500 pixels. O tamanho não é grande, mas para uma avaliação gratuita e por tempo indeterminado está ótimo!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

16 Comentários

  1. carlos roberto 15/02/2008 em 1:57 pm

    boa tarde..

    trabalho com sketchup… como faço para obter uma versão de teste do su podium…?

    Fico grato pela informação que me passar.

    abraço.

  2. Rogéria Cordeiro 16/09/2008 em 5:21 pm

    Olá, estou começando a trabalhar com sketchup agora, aprendi sozinha, e ainda não consegui renderizar….será que alguém pode me dar uma ajudinha???? Obrigada!!!

  3. ERJKILLER 01/10/2008 em 1:40 pm

    Amigos, procurem no site do próprio desenvolvedor do render (www.suplugins.com) lá vocês encontram para download a versão de testes, videos ensinando a utilziar, arquivos de suporte e muito mais!!
    Boa Sorte!
    Abraços,
    ERJKILLER

  4. amir samad shafa 17/10/2008 em 8:05 am

    Caro Alan,
    gotaria e saber se este plugin para testes é fraco, porque instalamos ele , mas é muito lento e trava o programa.
    qual a sua sugestão..e aonde podemos adiquerir o programa rápido e completo

  5. João Pedro 21/05/2009 em 5:42 pm

    boa tarde,

    Trabalho com o sketchup a algum tempo e gostaria de saber como faço ou se tem como renderizar o desenho?

    Obrigado,
    João Pedro

  6. LIA 11/11/2009 em 3:11 pm

    Ola!
    gostaria de saber como faço para obter o su podium completo aqui no Brasil!?
    e qual eh o custo mais ou menos…

    Muito Obrigada
    Lia

  7. wederson 01/05/2010 em 7:33 pm

    ola a todos, alguen pode me ajudar,ma dizendo porque omeu sketchup 6 fica tremendo depois de alguns minutos funcionando, faleu obrigado a todos e ate maic.

  8. wederson 17/05/2010 em 8:25 pm

    ola a todos, alguen pode me ajudar,ma dizendo porque omeu sketchup 6 fica tremendo depois de alguns minutos trabalhando, faleu obrigado a todos e ate maic.por favor mande a resposta pro meu email.porke não tenho aseso a net frequente(wrmuzy@gmail.com

  9. paula 10/08/2010 em 5:39 pm

    Oi pessoal
    Alguém poderia me ajudar? Instalei o Podium só quando solto o render, os componentes do 3DWHouse não aparecem na imagem. Tentei explodir alguns e renderizar de novo mas não deu certo. O que eu faço?

    Att
    MP

  10. João Marcos 26/11/2010 em 10:26 pm

    Seguinte, estou querendo um renderizador bem legal, e gostei deste.

    Como faço para baixá-lo ?

    Eu queria uma “DEMO” antes de comprá-lo.

    Ok, isso é tudo, responda se for possível.

    Obrigado, João Marcos.

  11. julio cesar 25/06/2011 em 9:49 pm

    gostaria de saber um renderizador excelente que seja compativel com DWG..

    grato!

  12. Fabio ferreira 17/09/2011 em 12:08 pm

    bom dia,

    bom todos falam de render mais ja tentei varia formas e ninguem pode explicar com realmente renderiza, trabalho com promob ai eu coloco a imagem jpg no skechup mais não sei onde vou para renderizar, pois os renderizadores do promob nunca fica tão real, por favor se alguem poder me ajudar ficarei muito grato mesmo se alguem pode add no msn fabyoprojetista@hotmail.com.

  13. Miguel Gomes Simão 15/10/2012 em 1:33 pm

    Olá amigo,baixei o Su Podium, adorei os resultados mas após algum tempo não renderiza mais, ele inicia a execução, mas não aparece o resultado final. O que é preciso para ele funcionar novamente?

  14. […] usuários do SketchUp que quiserem usar a própria ferramenta para renderizar, pode tentar experimentar o SU Podium, que apresenta resultados fantásticos. Assim o uso do Blender, para gerar imagens realistas pode […]

  15. fabio 17/09/2013 em 7:14 am

    olá, nossa estou estudando sobre su renderizador Podium v2 acabei vendo um comentário q postei a 2 anos,kkkk q coisa mais mesmo sem resposta estou Renderizando com uma qualidade melhor e sempre procuro tutoriais do Allan q são sempre ótimo, fiquei feliz por mim agora gente nunca desista.

  16. fabio 17/09/2013 em 7:17 am

    Nossa olha q coisa olha a data q coisa incrível!

Deixar Um Comentário