Mais um número da revista BlenderArt está disponível para download. O tema dessa edição, de número 13, é a criação de objetos, cenários e personagens envolvendo fantasia. Claro que isso é um contexto amplo, que abre possibilidade para todo o qualquer tipo de imagem fantástica. Esse número também comemora o segundo aniversário da revista, com uma matéria muito legal, mostrando a equipe envolvida na criação da revista.

Se você não conhece a BlenderArt, essa é uma revista eletrônica, gratuita sobre computação gráfica e arte digital. Claro que pelo nome é possível perceber, que o conteúdo é direcionado a usuários do Blender. Mas todas as pessoas, interessadas em 3D podem aproveitar as técnicas e tutoriais mostrados na revista.

BlenderArt 13

Aqui vai uma pequena descrição dos artigos presentes na revista:

  • Notícias sobre o Blender: O começo da revista mostra algumas notícias, envolvendo a comunidade do Blender. O projeto Peach e uma nova iniciativa da BlenderArt, para montar um manual de efeitos e “misturas” para os nós. Esse projeto envolve tanto os nós para materiais como para composição. O livro/revista eletrônica pretende reunir o maior número de composições e técnicas, para criar efeitos com nós.
  • Tutorial de cena subaquática: Aqui temos um tutorial, mostrando como elaborar uma cena subaquática.
  • Tutorial sobre caustics: Esse tutorial mostra como elaborar caustics avançados com o Blender. O efeito fica semelhante à dispersão da luz, causada por espelhos d'água. Se você já precisou criar cenas, como o fundo de uma piscina, esse tutorial pode ajudar muito na tarefa.
  • Tutorial de modelagem: As ferramentas de escultura são o foco desse tutorial. As técnicas de escultura são usadas para criar uma árvore.
  • Script Auto Mansonry: Esse artigo mostra como usar um script fantástico, chamado Auto mansory. Com ele é possível criar estruturas repetidas de tijolos ou pedras. Ótimo para fazer cenários com castelos medievais.
  • Edição de vídeo no Blender: Aqui temos um artigo que mostra as possibilidades da edição de vídeo no Blender.
  • Criando detalhes para personagens: Esse tutorial mostra como elaborar tubos de cristal, para compor uma personagem mais complexa. O artigo tem ótimas dicas de composição para materiais.
  • Fazendo a cena “Glass Girl”: Nessa parte da revista, começa uma série de artigos curtos, mostrando como vários artistas elaboraram cenas e personagens interessantes. A primeira cena contemplada é intitulada como Glass Girl.
  • Fazendo a animação “Tripeaced”: O artigo mostra como foi elaborada essa ótima animação, produzida no Blender. Os personagens lembrando massa de modelar são o destaque.
  • Fazendo o personagem “Bashful Dwarf”: O artigo mostra o processo de criação desse personagem.
  • Fazendo um jogo de RPG: Se você tem interesse na Game Engine do Blender, esse artigo é para você. Ele mostra o processo de criação de um jogo, ambientado na idade média.

No final da revista, um artigo especial mostra em detalhes a equipe envolvida na produção da BlenderArt e depois para encerrar, eles apresentam a galeria de imagens.

Mesmo que você não use o Blender, recomendo fazer o download da revista, para conhecer o trabalho de ótimos artistas 3D. Visite o web site oficial da BlenderArt, para fazer o download da revista em formato PDF.