Tutorial Blender no cmiVFX: Composição e efeitos especiais

Sem sombra de dúvida a adição do editor de nós ao Blender, trouxe mais flexibilidade e um poder de transformar materiais e imagens prontas, que não está disponível sequer em ferramentas 3D proprietárias de alto nível. Claro que material de apoio para esse tipo de ferramenta, não aparece da noite para o dia, é necessária muita pesquisa e experimentação. Se você ainda não sabe usar o Blender, para fazer composição e efeitos em vídeo, o CGChannel e o cmiVFX, elaboraram um ótimo tutorial em vídeo de acesso gratuito, mostrando como usar o Blender para esse propósito.

É muito gratificante ver o Blender aparecendo na lista de tutoriais do cmiVFX, acostumado a publicar apenas material sobre o Cinema 4D, Fusion e outros.

Composição e efeitos com o Blender

O tutorial aborda vários aspectos importantes para a composição de cena no Blender, como o uso da renderização em diferentes passadas, com o uso de Render Layers. Além disso, temos o uso intenso de nós para composição.

Esses são alguns pontos interessantes sobre o tutorial:

  • O autor usa uma versão de testes do Blender, retirada do SVN.
  • A cena se passa dentro de uma esfera, usada como plano de fundo para animação. Essa é uma técnica comum para composição, a textura é aplicada na parte interior das faces.
  • O tutorial aborda o uso das ferramentas de unwrap, para aplicar as texturas nos objetos.
  • Outra ferramenta abordada é o outliner, para organizar visualmente a cena.
  • A finalização da animação é toda feita com base na composição de nós.
  • Partículas animadas são usadas para gerar os rastros de movimento da animação.
  • O tutorial mostra algumas dicas interessantes sobre o uso dos render layers.

Mas afinal, que animação é essa? A animação abordada no tutorial até que é legal. Ela mostra uma ave, no estilo fênix, que voa na frente de uma estrutura urbana e depois pousa nessa mesma estrutura. Claro que como uma fênix, essa ave deixa um rastro de fogo por onde passa.

Para assistir ao tutorial, será necessário acessar a página do cmiVFX e fazer um cadastro. Esse registro serve apenas para acessar a página com o tutorial. Assim que o cadastro estiver pronto, visite o endereço do tutorial. Nele será necessário acionar o Player de vídeo do cmiVFX, feito em flash. Para acionar esse vídeo, assim que o Player for aberto, localize na barra de navegação da esquerda, o link para o tutorial sobre o Blender. Ele é o último, na pasta “CG Channel Exclusives”.

Mais uma dica, arraste o mouse até a parte inferior do player, para poder navegar no vídeo. Esses controles estão escondidos, mas estão lá. Não se preocupe com a compatibilidade, ele foi executado aqui sem maiores problemas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial Blender no cmiVFX: Composição e efeitos especiais”

  1. bem interessante mesmo, é bom pra galera ver o que da pra ser feito, deveria ser bem divulgado esse video.

    mas, o cara bem que podia usar o backdrop, toda hora ele mudando a tela pra ver o efeito é meio estranho.. ehehe

  2. é bom mais é muito dificil seria mais faicil c tivesse a tradução e alguns cursos c alguem souber por favor me fale…ok

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *