Sem sombra de dúvida a adição do editor de nós ao Blender, trouxe mais flexibilidade e um poder de transformar materiais e imagens prontas, que não está disponível sequer em ferramentas 3D proprietárias de alto nível. Claro que material de apoio para esse tipo de ferramenta, não aparece da noite para o dia, é necessária muita pesquisa e experimentação. Se você ainda não sabe usar o Blender, para fazer composição e efeitos em vídeo, o CGChannel e o cmiVFX, elaboraram um ótimo tutorial em vídeo de acesso gratuito, mostrando como usar o Blender para esse propósito.

É muito gratificante ver o Blender aparecendo na lista de tutoriais do cmiVFX, acostumado a publicar apenas material sobre o Cinema 4D, Fusion e outros.

Composição e efeitos com o Blender

O tutorial aborda vários aspectos importantes para a composição de cena no Blender, como o uso da renderização em diferentes passadas, com o uso de Render Layers. Além disso, temos o uso intenso de nós para composição.

Esses são alguns pontos interessantes sobre o tutorial:

  • O autor usa uma versão de testes do Blender, retirada do SVN.
  • A cena se passa dentro de uma esfera, usada como plano de fundo para animação. Essa é uma técnica comum para composição, a textura é aplicada na parte interior das faces.
  • O tutorial aborda o uso das ferramentas de unwrap, para aplicar as texturas nos objetos.
  • Outra ferramenta abordada é o outliner, para organizar visualmente a cena.
  • A finalização da animação é toda feita com base na composição de nós.
  • Partículas animadas são usadas para gerar os rastros de movimento da animação.
  • O tutorial mostra algumas dicas interessantes sobre o uso dos render layers.

Mas afinal, que animação é essa? A animação abordada no tutorial até que é legal. Ela mostra uma ave, no estilo fênix, que voa na frente de uma estrutura urbana e depois pousa nessa mesma estrutura. Claro que como uma fênix, essa ave deixa um rastro de fogo por onde passa.

Para assistir ao tutorial, será necessário acessar a página do cmiVFX e fazer um cadastro. Esse registro serve apenas para acessar a página com o tutorial. Assim que o cadastro estiver pronto, visite o endereço do tutorial. Nele será necessário acionar o Player de vídeo do cmiVFX, feito em flash. Para acionar esse vídeo, assim que o Player for aberto, localize na barra de navegação da esquerda, o link para o tutorial sobre o Blender. Ele é o último, na pasta “CG Channel Exclusives”.

Mais uma dica, arraste o mouse até a parte inferior do player, para poder navegar no vídeo. Esses controles estão escondidos, mas estão lá. Não se preocupe com a compatibilidade, ele foi executado aqui sem maiores problemas.