Todos que me conhecem sabem que só compro DVD`s, na maioria das ocasiões, para assistir aos extras. Alguns filmes apresentam detalhes técnicos da produção, que para pessoas comuns pode até parecer supérfluo, mas para em gosta de computação gráfica é um prato cheio. Conhecer detalhes da montagem e design dos personagens e cenários digitais é sempre interessante.

Mas algumas coisas muito legais, sobre os filmes acabam não entrando na composição dos DVD`s. Por exemplo, o material de divulgação do filme Stealth (DVD), que usa e abusa de efeitos especiais.

Se você não conhece o enredo do filme, me permitam fazer uma breve descrição. A história fala de um grupo de militares americanos, que usam aviões de última tecnologia e com design inovador. Os aviões não existem de verdade, mas para poder realizar o filme, os produtores contrataram a Digital Domain, uma das melhores empresas de efeitos visuais, com participação em vários filmes.

A Digital Domain fez um excelente trabalho, com os modelos dos aviões digitais, cenários virtuais e composição com cenários reais. Para divulgar o trabalho que eles fizeram na produção do filme, a Digital Domain organizou um Show Reel, apenas com material da produção do Stealth.

Veja o Reel:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HBmpOquqw0c

Show Reel – Digital Domain

Os movimentos de câmera e os cenários do filme são fantásticos!

Ainda bem que temos o Youtube para assistir esse tipo de material, o DVD do filme não acompanha esse material produzido pela Digital Domain. Já assisti ao filme, posso dizer que as batalhas aéreas são muito bem executadas, o realismo e qualidade do render são impressionantes. A história também é interessante, para o contexto do filme.

É uma pena que os DVD`s dos últimos filmes da Pixar não acompanhem mais esse tipo de extra, infelizmente ainda não temos os documentários para Carros e Ratatouille. Mas nem tudo está perdido, no futuro a Disney pretende lançar esse material, por um preço mais alto, para os colecionadores e aficionados. No Youtube já é possível encontrar muito material sobre o Ratatouille, mas em baixa resolução. Só nos resta esperar!