O que falta para facilitar a vida de quem trabalha com 3D? Um processador ultra-rápido? Mais memória RAM? Ter um Mac? A reposta para essa pergunta é simples, ao menos para uma empresa chamada Sandio. Para eles essa pergunta se resume a um mouse melhor. Antes de falar sobre o produto deles, precisamos lembrar o contexto em que o mouse apareceu. Ele foi desenvolvido para possibilitar o uso das interfaces gráficas, já fazem mais de duas décadas. Naquela época o mundo dos computadores era 2D. Hoje a coisa está bem diferente.

Em um mundo cercado de ambientes 3D como jogos, Second Life e ferramentas 3D como o Blender. O mouse se tornou uma ferramenta limitadora da interação. Foi ai que a Sandio desenvolveu o que parece ser um dos melhores Upgrades do mouse, para quem trabalha com 3D. Eles desenvolveram o mouse 3D, composto por vários controles e comandos próprios para quem trabalha nessa área. Veja esse vídeo de demonstração, para conhecer melhor o produto:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=13hQeZsNdfw

Sandio – Mouse 3D

O vídeo mostra as opções de navegação em 3D, tanto em jogos como em ferramentas 3D. O segredo deles está no posicionamento dos controles, com os dedos é possível navegar e orbitar no ambiente, sem a necessidade de arrastar o mouse por ai. No modelo chamado de 3D O2, existe até um pequeno manche, semelhante ao de um joystick de videogame.

Sandio 3D Mouse

Claro que isso envolve um pouco de treino, para que possamos nos acostumar, mas parece muito bom. Quem trabalha com ambientes de grande escala, sabe que em algumas ocasiões, trabalhar com o Zoom é muito dispendioso, principalmente se esse Zoom envolver rotação.

Ainda são poucas as ferramentas 3D compatíveis, segundo o web site do fabricante, mas com o tempo a tendência é que o produto possa ser usado pela maioria das suítes 3D. Se os usuários aceitaram bem a mudança, as empresas implementam o suporte. O Google e a Microsoft já gostaram da idéia, sendo as únicas empresas que implementaram no SketchUp, Earth, Maps e Photosynth o suporte ao uso dessa tecnologia. O Second Life também suporta o uso desse mouse.

Quanto ele custa? Para nós, do hemisfério sul, ele ainda é um pouco caro, oitenta dólares.