Qual a parte mais complexa na modelagem de um rosto? Para algumas pessoas é o nariz, mas se você já tentou fazer uma modelagem realista, deve ter “travado” mesmo nas orelhas. Sim! A topologia das orelhas é complexa e difícil de ser reproduzida, na maioria dos modelos 3d, os artistas até usam alguns artifícios para esconder as laterais da cabeça, para não mostrar as orelhas. Esses truques podem variar, desde um chapéu, capacete ou o cabelo do personagem cobrindo a região.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre modelagem fácil, um ótimo tutorial em vídeo, mostrando o processo de modelagem por edge modeling. Esse processo é extremamente simples, consistindo apenas na seleção de uma aresta do modelo e acionando o extrude, para criar uma nova face.

Tutorial de modelagem facial

A técnica usa ferramentas básicas de qualquer suíte 3D, então mesmo o tutorial sendo realizado no 3ds Max, o processo pode ser reproduzido no Blender, Maya ou outra ferramenta qualquer.

O autor do vídeo começa o processo de modelagem pela boca. Depois que o modelo base é criado, o artista ajusta a posição dos vértices em vários eixos, para que a topologia do modelo seja semelhante a uma boca. Depois que o modelo base da boca fica pronto, o próximo passo é trabalhar no nariz.

Usando a mesma técnica, o artista elabora de maneira rápida uma topologia visualmente complexa, mas que é simples de executar. Assim que o modelo do nariz está pronto, o tutorial passa a abordar a criação dos olhos, com as esferas dos olhos e as pálpebras.

Esse tutorial não está completo, o autor do vídeo promete a continuação do tutorial para breve, mas se você é curioso, já pode começar a praticar a modelagem via edge com o vídeo.

O segredo para conseguir um modelo complexo como esse? Tudo se resume a paciência, o autor do tutorial, assim como qualquer artista, deve ter praticado muito, antes de conseguir executar um modelo como esse de maneira fluida. Então lembre, se você errar algum passo do tutorial, caso queira tentar reproduzir a técnica, desfaça o erro e tente novamente! Esse tipo de tarefa requer paciência, mas depois que você entender a técnica, a coisa tende a fluir com mais naturalidade.

Para fazer o download do vídeo, visite esse endereço. O arquivo está no formato MOV e tem aproximadamente 30 MB.