Tutorial Blender e YafaRay: Introdução e instalação

Finalmente um tutorial mostrando como usar a nova versão do YafRay, chamada de YafaRay! Para quem não conhece, esse é um dos renderizadores externos mais usados em conjunto com o Blender. Como ele está sofrendo uma reformulação geral no seu código, com muitas melhorias, ele está sendo chamado de YafaRay, para diferenciar em relação a sua versão anteiror.

Antes de mais nada, se você quiser seguir com o tutorial, lembre que o YafaRay ainda é altamente experimental, inclusive sequer está na versão Release Candidate. Por isso, recomendo que você não utilize arquivos importantes ou aplique o YafaRay em trabalhos críticos. Se fizer isso, faça por sua conta e risco.

Bem, vamos ao tutorial. Para começar a trabalhar com o YafaRay é necessário primeiro fazer o download do próprio YafaRay e uma versão alterada do Blender. Isso mesmo! Para usar o YafaRay é necessário usar uma versão especial do Blender, baseada no SVN. As ferramentas e códigos necessários para usar o YafaRay ainda não estão implementados na versão “oficial” do Blender.

Para fazer o download dessa versão, visite esse endereço. Lá estão disponíveis versões de testes para o Blender e YafaRay para vários sistemas. Usuários do Windows podem precisar instalar componentes extras do VC++ Runtime, caso seja necessário existe um link lá para download.

Depois que tudo estiver devidamente instalado, você vai executar a versão de testes especial do Blender. Aparentemente nada será alterado, até o tradicional menu de exportação do YafRay estará lá. Onde está o YafaRay? Para usar o novo renderizador, será necessário acionar um Script que “envia” a cena para a engine do YafaRay. Existem duas maneiras de acionar esse Script, use o menu Render na parte superior do Blender ou na janela de Scripts, acione a opção YafRay exporter.

Menu para exportar a cena para o YafaRay

Assim a janela de configuração do YafaRay irá aparecer. Antes de começar a usar as opções existentes nesse novo menu, ainda é necessário escolher o YafRay como renderizador no painel Scene do Blender. A diferença é que não usaremos mais os menus YafRay e YafRay GI para controlar o Render, mas sim o menu do Script.

Painel Scene do Blender

Com o Blender devidamente configurado, podemos ajustar os parâmetros necessários para usar o YafaRay. Veja uma descrição rápida sobre o que cada menu faz:

  • Render: Esse menu agrega todas as opções de renderização.
  • Object/Light/Camera: Aqui temos os controles de câmeras, luzes e objetos.
  • Material: Nesse menu podemos alterar a maneira como os materiais se comportam.

Menu do YafaRay

A maneira de alterar cada um dos parâmetros é diferente. Para todos, menos os materiais, é necessário apenas selecionar o elemento, por exemplo, uma lâmpada e pressionar botão correspondente no menu. Assim as opções para edição aparecem automaticamente. Para os materiais não é necessário selecionar nada, no próprio menu existe um seletor de materiais por nome.

Materiais no YafaRay

Como fazer o teste? Para exemplificar o uso do YafaRay, vou utilizar uma cena simples que preparei rapidamente para esse tutorial.

Cena de teste no Blender

Para renderizar essa cena, usarei a seguinte configuração para a luz do tipo Sun.

YafaRay e luzes

Os materiais são todos do tipo shinydiffusemat, para que a cena fique toda branca. O objetivo aqui é só mostrar como usar o YafaRay. Em outro tutorial abordo as configurações com mais detalhes.

Para o render, escolhi as seguintes configurações. Escolhi o Photon Mapping como método de renderização. Se você quiser que as informações da sua cena, sejam estampadas na imagem final do render, pressione o botão Draw render params, assim os dados aparecem na imagem, de maneira semelhante ao que acontece no V-Ray.

opções de render do YafaRay

Pronto! Agora é só pressionar F12 e esperar. Esse é o resultado final.

Cena final renderizada

Para quem está acostumado com o antigo YafRay, a surpresa é muito boa. A qualidade e velocidade do render são muito superiores.

Agora você já pode começar a fazer os seus próprios testes com o YafaRay, aproveite para colocar em prática aquela renderização fotorealistica que você sempre quis fazer.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

30 comentários sobre “Tutorial Blender e YafaRay: Introdução e instalação”

  1. Olá Allan, o último trabalho que coloquei no meu blog é sobre visualização arquitetônica e foi criado com blender + yafaray, gostava de ler sua opinião quando puder fazer uma visitinha ao meu blog. E aqui mais uma excelente explicação de como usar estas ferramentas de render, só no teu blog para tanta informação útil reunida! 😉 Abraços

  2. estou gostando dos tuturiais de blender.

    se poder em viar-me tutorial de blender com fazer modelagem e animacao. por favor.

    fikem por dentro…

  3. Olá Allan. Eu sei que esse tutorial e ja antiguinho mas eu tentei usar o yafaray outra vez e deu o mesmo erro. Só estou deixando a mensagem para se alguém também teve o problema nos ajude.

    Eu baixei o Yafray e instalei. Depois eu baixei o yafaray e instalei. Ficaram em pastas separadas.
    Baixei a versão do blender para testar o yafaray. Rodei ela (Eu também tenho o blender normal instalado).

    Depois que eu abri o blender e cliquei em render->yafaray export como mostra no tutorial. Ele não acessa e ele escreve a seguinte mensagem:
    Python Script error: check console;

    O que eu fiz de errado?

  4. Allan, tentei instalar o yaf(a)ray, parece-me estar tudo direitinho mas quando clico para fazer o render a tela aparece toda preta. Reparei que antes da instalação o mesmo ja acontecia, tentei fazer download de um pdf do site do yafray mas fiquei na mesma porque toda a informação que tive não era sobre isso. Dei uma olhada em alguns forums (que não vale apena referenciar aqui) mas não fala nada sobre isso. Se me poder orientar…

  5. O problema esta e que quando na aba de scane [F10] na parte de render, quando altero de Internal Render para Yafray o render ou aparece preto, ou fecha-me o programa. Já instalei o yafray e já testei com o yafaray mas deu sempre o mesmo.

  6. Allan so para avisar que finalmente consigo fazer o render. Com esta nova versão do yafaray atravéz do botão ‘render’ do script funcionou. Tive apenas que instalar o python. E embora atravez da aba scane não funcione, por enquanto não me traz diferenças assim.

    Quero também avisar que fiz referencia ao seu blog num post no meu aqui –> http://oyphis.wordpress.com/2008/10/06/yafaray-versao-estavel/

    Caso queira que retire esteja avontade 🙂

  7. Depois que eu abri o blender e cliquei em render->yafaray export como mostra no tutorial. Ele não acessa e ele escreve a seguinte mensagem:
    Python Script error: check console;

    MESMO PROBLEMA 🙁

  8. Allan, sou novo aqui no seu forum e não sei como que a resposta da minha pergunta vai chegar até mim, quarquer coisa me responde por email geovane_nothurno@hotmail.com
    O problema eh o seguinte.
    O tutorial ai de cima eu fiz tudo como manda, mas na hora de renderizar não ficou como eu imaginava, o efeito realista não foi nada realista o renderizador interno do blender renderizou melhor.
    vou deixar duas imagens de comparação em 2 linkes diferentes.
    e outra coisa, eu li em outro tutorial seu que vc renderizou a imagem em um notbook Celeron M, eu uso um processador cimilar e gostaria de saber quanto tempo demorou para renderizar em seu PC.
    No tutorial ai, manda renderizar apertando F12 e quando tento renderizar com F12 a tela fica preta por horas e nada acontece, mas quando uso o render do SCRIPT ele renderiza. “Fica ruim”

    AQUI OS LINKS:

    renderizador interno do blender

    http://img145.imageshack.us/img145/9527/cenaquartoeu9.jpg

    Renderizada com o YafaRay

    http://img156.imageshack.us/img156/5746/fotowg4.jpg

    Repare que a segunda esta com os pixels chuviscados.

  9. Geovane, tenta aumentar o AA Samples em Settings. O Allan no tutorial utilizou 10, mas você vai vendo ai qual o melhor.

  10. salve Allan
    rapaz rolou uma duvida aqui e talvez vc possa me ajudar
    o YafRay, teria como pausar e continuar o render depois?

    no caso, terminar o render uma outra outra, pq eu tive de sair, ou ouve uma pique de energia, hipoteses do tipo.

    seria possivel isso? vc saberia me dizer?

    grande abraço

  11. ola Allan, eu instalei a versão mais recente do yafaray e em vez de apareceer render -> yafaray export, aparece render -> Save render layers… para salvar no diretorio o arquivo Scene_renderlayer.py, e quando salvo aparece render -> Scene mas aparentemente não faz nada quando executo.

    Isso e bem diferente do que esta no tuto, se você puder ajudar eu agradeceria

  12. Bom dia, Allan.

    Sou um admirador de seu trabalho, sempre que posso venho em sua pagina para consultar algo ref. ao Blender.
    e no momento estou precisando de uma ajuda direta sua, se puder..
    eu instalei o Indigo na minha maquina, so que oque ocoreru, nao funcionou e outra, ele eliminou a linha do yafaray do meu blender,
    Entao se puder estar me auxiliando nessa questao de veras agradecido ficarei..
    Desde ja ,,

  13. POrque a imagem finald o render fica toda preta e branca e com aparente pontonhos granulados?? =\
    se isso é normal, coom faço pra minha renderização ficar igual a de cima (no artigo)??

  14. Já descobri o que foi! :p
    O “AA Samples” do meu tava “1”, e tava no “Box”…
    E a questão das cores, é graças áquele modo “shinydiffusemat”.
    Vlw!

  15. e ai allan, tudo bem.
    não sei o que acontece
    quando eu tento entra no link da pag dos componentes extras do VC++ Runtime, a pagina da of-line, ou erro.
    ja tentei procurar em outros lugares!!!
    tem algum palpite pra mi dar?

  16. olá sr allan como vão as coisas?
    eu tenho tentado a usar o yafaray
    porém sempre aparesse um seguinte erro:
    Python Script Error: Check Console
    se puder me ajudar com isso ficarei muito grato
    abraços

  17. Eu náo consgui instalar o yafray, quer dizer o icone no menu render aparece, mas quando clico surge a mensagem Python Script error: check console. a mesma que alguem ja citou acima. Eu ficaria muito grato se o nosso amigo allam brito me respondesse por e-mail que segue abaixo.
    Eu sempre usei o render interno, mas agora gostaria de experimentar os belos recursos do yafray. Desde ja agradeco.

    irinaldoss2@yahoo.com.br

  18. thiago kolb e aos demais, você tem que instalar a versão do phyton compatível com a versão do blender, no caso o 2.5.2. tenta ai, eu estava com o mesmo problema.

  19. Gostaria de saber ao invés do shiny difuse map o que eu uso em cenas internas de arquitetura para não deixar tudo branco…
    eh que com essa configuração o piso de madeira ta saindo branco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *