[optin-monster-shortcode id=”t1cm1lmimj06hoirt9br”]

Uma das ferramentas mais desejadas ou úteis, para quem trabalha com desenho técnico e modelagem 3d é a possibilidade de transformar os modelos em perfis 2D. Isso é extremamente útil, quando abordamos a parte de impressão do desenho, assim como os ajustes em ferramentas de ilustração. Quando eu ministrava aulas de AutoCAD, costumava usar muito um comando chamado SOLPROF, que convertia modelos 3D para desenhos 2D. Os alunos não gostavam muito do comando, ele era cheio de requisitos, só funcionava com sólidos, só no Layout View e alguns outros.

AutoCAD Flashshot

O principal objetivo nas aulas era transformar modelos 3D em perfis 2D, para fazer o acabamento e ilustração dos mesmos no Illustrator ou no Corel. O resultado final era bem interessante.

Nas últimas versões do AutoCAD, particularmente no AutoCAD 2007 apareceu uma nova ferramenta, muito melhor que o SOLPROF chamada de FLATSHOT. Ela literalmente consegue converter, modelos 3D em desenhos 2D com facilidade.

Como é que ele funciona? Se você está interessado em saber como ele funciona, selecionei alguns tutoriais que mostram o seu funcionamento, de maneira simples, mas eficiente. Um deles até faz alusão ao uso do FLATSHOT com maquetes eletrônicas.

  • Tutorial do Daily AutoCAD: Esse tutorial mostra o uso da ferramenta em peças mecânicas. O destaque desse texto é o uso da ferramenta, para gerar o perfil com opções extras, como a diferenciação dos tipos de linhas. Assim os planos e as arestas que estão sendo projetadas atrás de superfícies, podem ser representadas com linhas especiais, como as tracejadas. Isso é perfeito para desenho técnico!
  • Tutorial do AUGI: Aqui temos um tutorial que mostra o uso da ferramenta com maquetes eletrônicas, com várias opções. Você vai perceber como é fácil e rápido gerar as elevações e projeções laterais de um projeto, usando essa ferramenta.

Usar esse tipo de ferramenta ajuda muito no processo de desenho, principalmente se considerarmos a possibilidade de criar apenas a maquete eletrônica ou o modelo 3D de um objeto. Depois com comandos como esse, trabalhar os modelos 3D para gerar todo o conjunto de desenhos 2D, necessários para um projeto. Depois é só adicionar os textos, símbolos e linhas de cota para terminar o projeto.

Algumas ferramentas já ofereciam essa funcionalidade, como o antigo Arqui 3D. Mas o desenho não saía perfeito, sendo necessário editar vários detalhes no desenho técnico para considerá-lo finalizado.

Se você trabalha com o AutoCAD 2007 ou superior, vale à pena conhecer essas ferramentas, elas podem ajudar bastante no processo de desenho. Para os que não trabalham, podem conhecer essa excelente funcionalidade do AutoCAD.