O projeto Jahshaka está em desenvolvimento novamente!

Você já ouviu falar sobre o projeto Jahshaka? Caso não tenha ouvido falar sobre ele nos últimos tempos, se prepare para começar a ouvir muito! Esse é um projeto muito interessante, que tem como objetivo criar uma ferramenta semelhante ao After Effects ou Combustion, mas de código aberto e gratuita. Hoje em dia uma boa parte do trabalho de pós-produção pode ser feita no Blender, com o seqüenciador de vídeo e o compositor de nós, mas nunca é demais ter mais uma opção. Nos últimos dias foram divulgadas notícias interessantes sobre o projeto.

Um anúncio nos fóruns do projeto divulgou que o Jahshaka voltará a ganhar atualizações. Isso mesmo! Nos últimos dois anos o Jahshaka esteve praticamente morto, ganhando poucas ou nenhuma atualização importante. Na escola em que ministro aulas, estávamos até pensando em uma época na escolha do Jahshaka como ferramenta de composição e efeitos, mas com a falta de apoio ao projeto acabamos desistindo.

A animação dos usuários e participantes da comunidade é evidente, pelas mensagens de apoio que vem sendo publicadas nos fóruns.

Tomara que o projeto consiga se erguer novamente, para oferecer a artistas 3d uma opção confiável e eficiente para composição e efeitos em vídeo.

Você ficou curioso em usar o Jahshaka? Mesmo sem receber atualizações por algum tempo, a ferramenta é muito interessante. Para as pessoas que quiserem avaliar o software, fazendo algum trabalho de edição, selecionei um ótimo tutorial em vídeo, que mostra as opções básicas sobre como operar o Jahshaka.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r9YuJSYXlmI

Vídeo 1 – Conceitos básicos

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xlXkdojRVOY

Vídeo 2 – Conceitos básicos

Esses dois vídeos mostram os conceitos básicos sobre a ferramenta. Existe outro vídeo, muito legal que mostra o processo de animação com ele.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6ypicUbbmg0

Animação com o Jahshaka

A interface e ferramentas do Jahshaka ainda precisam melhorar muito, a usabilidade dele ainda afasta muitos usuários. Já tentei implementar a ferramenta, como opção para usuários do After Effects, mas a receptividade não foi muito boa. Mas para quem nunca usou ferramenta alguma de composição, a aceitação foi mais fácil!

Que tal aprender o Jahshaka? Pode ser uma ótima tarefa no período de férias!

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “O projeto Jahshaka está em desenvolvimento novamente!”

  1. Wow!, really really good news! i try jahshaka on ubuntu a few monts ago and looks very good, but some features seems to be like very “underdevelopement” (i dont find the correct word jeje 🙂 .
    Bueno don Alan saludos y felices fiestas!!!

  2. É bom saber do retorno da implementação do Jahshaka…Nunca consegui usá-lo….há um bom tempo tive grande dificuldade de instalação e depois de instalado aconteciam muitos erros. Tomara mesmo que evolua bastante agora, pois não vejo a hora de não precisar mais do After…Seria muito importante que o Jahshaka lesse os canais de render leyers dos arquivos OpenEXR criados no Blender. Enquanto isso me surpreendo a cada dia com as possibilidades do Blender Node e do Sequencer, além da integração destes.

  3. FELIZ 2008 ALLAN BRITO e muita saúde e paz para poder perseguir seus sonhos e alcançalos e a todos que visitam este blog FELIZ ANO NOVO. Estou aguardando seu próximo livro e espero que o tema escolido seja o de criar jogos com o Blender 3D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *